5 Sentidos

"Todos estes contributos fazem desta Revista [Islenha] uma revista especial"

None

O secretário regional de Turismo e Cultura, Eduardo Jesus, enalteceu o contributo dos autores que participaram no número 72 da Revista Islenha, apresentado esta tarde, na Casa-Museu Frederico de Freitas, no Funchal.

Esta nova edição, dedicada ao mar, inclui 10 artigos de vários autores - entre os quais Alexandre Brazão, Eddie Kassab, Paulo Ladeira, Paulo Miguel Rodrigues e Rita Rodrigues, presentes na cerimónia - com destaque ainda para o trabalho da autoria do Almirante António Silva Ribeiro sobre 'Portugal e o Mar'.

Na ocasião Eduardo Jesus fez questão de salientar o trabalho "enorme" destes autores, no sentido de irem "buscar temas que não são comuns, que nunca tinham sido abordados, que estavam guardados em registos, objectos e memórias, muitas vezes já perdidas e que nos têm trazido publicações de elevadíssima qualidade e de grande curiosidade".

O governante pegou neste aspecto para desvalorizar críticas de uma determinada "fatia do 'bloco da cultura da Madeira' - expressão usada por Eddie Kassab - que resume este trabalho de investigação à "micro-história". Algo que Eduardo Jesus considera que "não é verdade".

"Todos estes contributos fazem desta Revista [Islenha] uma revista especial", vincou.

Numa outra nota lembrou a 'História do Turismo da Madeira', publicação que está a ser preparada por Paulo Rodrigues.

Do mesmo modo, salientou o contributo de Rita Rodrigues e Paulo Ladeira na investigação de "uma identidade que não se pode perder". "Essa identidade corre o risco de ser perdida ou esquecida se não houver esse trabalho que eles em conjunto fazem", sustentou.

Relevou igualmente contributo de Alexandre Brazão, do CEAM - Centro de Estudos de Arqueologia Moderna e Contemporânea, cujo trabalho "tem-nos permitido, através de alguns projectos promovidos pelo Governo Regional, a descoberta do universo enigmático que se encontra nas profundezas do mar" e, acima de tudo, a oportunidade de colocar a Madeira "num mapa internacional diferente e muito qualificado", nomeadamente através de projectos internacionais que envolvem várias regiões da Macaronésia .

O secretário regional de Turismo e Cultura enalteceu ainda a "visão" de João Carlos Abreu em ter uma revista como 'A Islenha' e à directora da Revista, Cláudia Faria, pela modernização da mesma sem perder a sua "dignidade" e "carácter".

A Islenha é uma revista cultural - da responsabilidade da Secretaria Regional de Turismo e Cultura, através da Direção Regional da Cultura - em suporte papel, de periodicidade semestral (Janeiro a Junho/Julho a Dezembro), para publicação de artigos dedicados a assuntos, temas e motivos (culturais) das sociedades insulares atlânticas e tem sido um repositório acrescido de ensaios de âmbito alargado a temáticas lusófonas.