5 Sentidos

Luís Sousa canta Cabo Verde no Museu Etnográfico da Madeira

Actuação, inserida nos 'Concertos de Verão' , marca o início de um novo projecto do cantor

None

O Museu Etnográfico da Madeira, na Ribeira Brava, recebe amanhã, dia 15 de Setembro, pelas 18 horas, mais um 'Concerto de Verão', protagonizado por Luís Sousa. 

Este espectáculo marca o início de projecto de música africana do cantor, filho de pais e família proveniente da Ilha da Brava, denominada como a ilha das flores de Cabo Verde.

O concerto será uma homenagem aos artistas da música de Cabo Verde que mais admira, nomeadamente: Bana, Carmen Souza, Celina Pereira, Cesária Évora, Dino D’Santiago, Elida Almeida, Lura, Mayra Andrade, Nancy Vieira e Tito Paris.

Serão explorados os géneros musicais de Cabo Verde - Batuque, Coladera, Funaná, Morna, entre outras surpresas. 

Luís Sousa

Luís Sousa nasceu em Oeiras, e iniciou o seu percurso musical aos 15 anos sendo corista e solista no coro de Gospel “St. Dominic’s Gospel Choir”. Depois, foi vocalista na banda “The Ratazanas”, estilo early reaggae, atuando em locais como o Santiago Alquimista, o Festival MUSA, e abriram o concerto dos Xutos & Pontapés na Semana Académica de Setúbal, no Instituto Politécnico de Setúbal, em 2006.

Foi concorrente no programa da RTP “Operação Triunfo”, em 2007, atingiu as meias-finais e ficou em 4.º lugar. Após o término da Operação Triunfo, interpretou uma das personagens do Musical High School Musical, em exibição no Teatro Tivoli, em Lisboa, e no Teatro D'Avenida, em Gaia.

Fez parte da equipa (corista) que venceu o Festival da Canção 2008, com o tema “Senhora do Mar”, interpretado por Vânia Fernandes. Representaram Portugal na Eurovisão 2008, que se realizou na Sérvia.

Integrou a equipa (corista) do tema, “Canta por Mim”, que ficou em segundo lugar no Festival da Canção 2010. Fez parte da equipa (corista) no concerto do artista angolano Anselmo Ralph, no Campo Pequeno, a 20 de julho de 2012.

Recentemente, participou em dois espetáculos de teatro no Teatro Municipal Baltazar Dias - "Fado Tango" (2018) e "Gata em Telhado de Zinco Quente" (2022).

Desde que terminou a sua participação na Operação Triunfo, vários concertos na Ilha da Madeira, e em outros locais no continente, juntamente com a sua esposa Vânia Fernandes, ou a solo.

 'Concertos de Verão'

Recorde-se que a iniciativa 'Concertos de Verão', da Secretaria Regional de Turismo e Cultura, através da Direção Regional da Cultura, tem como foco, por um lado, artistas e bandas do panorama musical regional, e por outro, os museus e espaços tutelados pela Região.

O programa da edição de 2023, iniciado a 11 de Agosto, inclui oito concertos em seis espaços emblemáticos de três concelhos da Madeira: Funchal, São Vicente e Ribeira Brava.

As actuações acontecem sempre às sextas-feiras e, tal como aconteceu nas últimas edições, os concertos têm início às 18 horas e são de acesso livre.

Toda a programação dos 'Concertos de Verão' e respetivas informações adicionais podem ser consultadas em: