Menino de 12 anos surfou na marina do Lugar de Baixo
O surfista madeirense, Orlando Pereira, de 43 anos, e o filho João André Pereira, com 12, aproveitaram o interior da Marina do Lugar de Baixo para poder fazer aquilo que melhor sabem nos tempos livres: surfar.
À primeira vista parece estranho mas aconteceu esta semana: “Fiz um mergulho de reconhecimento para verificar se existia risco para a nossa segurança, nomeadamente a existência de ferros no fundo, e constatei que poderíamos aproveitar as ondas que entram pela marina adentro para surfar”, começa por explicar como tudo aconteceu.
O experiente professor e primeiro atleta federado pelo CTM explica que o calhau acumulado na zona central da marina criou uma espécie de enseada que “origina uma onda pequena, propícia”, sublinha, para “surfistas em fase de iniciação”, como é o caso do João que começa a dar os primeiros passos na modalidade.
“Já que não entram barcos, diria que é o ideal para dar aulas de iniciação ao surf, porque o mar não é fundo, não há agitação marítima e rapidamente estamos em terra”, diz sorridente, logo depois de ter finalizado um set com o filho que ainda de prancha na mão acabara de ser o primeiro menino com 12 anos a experienciar a crista da onda da marina.