Madeira

Câmara de Lobos debateu o seu Plano Director de Iluminação

None

A Câmara Municipal de Câmara de Lobos debateu, ontem, o Plano Diretor de Iluminação do Concelho de Câmara de Lobos, numa sessão que decorreu na Biblioteca Municipal de Câmara de Lobos. O documento é também fruto de uma parceria com a SPEA. 

Tal como explica nota à imprensa, o actual sistema de iluminação pública, "à semelhança da grande maioria dos municípios portugueses, foi-se desenvolvendo por intervenções pontuais e estendidas ao longo do tempo sem planeamento a médio ou longo prazo, para além do objectivo de ter uma iluminação para a circulação segura de veículos motorizados e proporcionar uma iluminação de segurança para bens e utilizadores".

Este novo plano pretende englobar os domínios público e privado, com novas instalações de iluminação e dispositivos de iluminação exterior, tanto públicos como privados, em todas as freguesias do concelho de Câmara de Lobos, bem como a adaptação a médio longo prazo, das instalações existentes.

Mais do que a mera poupança energética, que podem alcançar os 60%, este plano pretende uma redução significativa da poluição luminosa com consequências directas na qualidade de vida da população e na preservação da biodiversidade, tanto mais sendo a Câmara de Lobos, através do vale da ribeira dos Socorridos, um importante corredor de movimentação de aves marinhas de espécies protegidas que se dirigem para e do interior da ilha, onde nidificam. Câmara Municipal de Câmara de Lobos

Este plano irá ser desenvolvido "a longo prazo e implica a substituição integral do parque de luminárias por outras mais eficientes e com tecnologia LED;  a redução da poluição luminosa;  a criação do cadastro da rede de iluminação pública do Concelho; a instalação de um sistema de telegestão de iluminação por controlo remoto;  o estabelecimento de regras técnicas a cumprir para os pontos de luz, níveis luminotécnicos, critérios e procedimentos para a manutenção a serem coordenados com a EEM; e a criação da figura gestor do sistema de iluminação pública".

“O PDIC é um plano ambicioso que se pretende implementar de forma sustentável ao longo do tempo. O objetivo passa por melhorar a qualidade da iluminação, melhorando a atratividade do Concelho, utilizando esta como elemento de coerência urbana, ao mesmo tempo que se protege a biodiversidade e promove a redução doas custos de manutenção e de consumos em mais de 50%", refere Leonel Silva, presidente da autarquia em exercício temporário de funções.