Exposição 'COLORUM' leva trabalhos de alunos da Francisco Franco à UMa
A Universidade da Madeira vai acolher, a partir de amanhã, sexta-feira, e até 11 de Outubro, a exposição 'COLORUM', que reúne trabalhos de alunos do 11.º ano da Escola Secundária de Francisco Franco. Além disso, contará com um ciclo de oito palestras, que se inicia também já amanhã.
A primeira parte do Ciclo de Conferências conta com a presença de Custódia Drumond a abrir o painel das intervenções e ainda com Dora Aguín Pombo, Rosa Gouveia e Susana Gonzaga. A primeira parte do painel termina com Elizabete Henriques, Ilustradora da Câmara Municipal do Funchal. O colectivo de professores da Escola Secundária de Francisco Franco é composto por Sandra Freitas, Isabel Lucas, Irene Geraldes e Agustin Freitas, que abrem a segunda parte do painel.
"Intervém para categorizar esta iniciativa de inovação pedagógica, o Professor José Paulo Gomes Brazão. Já o Professor Thomas Dellinger encerra este ciclo de conferências", refere nota à imprensa.
A exposição é o resultado de um projeto de inovação pedagógica, que nasce de uma parceria entre a FEP, a Coleção de Insetos da Universidade da Madeira (UMACI) e a ESFF. Reúne trabalhos desenvolvidas pelas turmas 12, 13, 14 e 15, do 11.º ano de Artes Visuais, com base na técnica do lápis de cor, sobre a temática dos insetos e a sua morfologia.
Esta exposição conta ainda com duas peças criadas pelo Projeto SPAR (Sala de Projetos de Automação e Robótica da ESFF) para serem sentidas através do tacto e um catálogo em braille, realizado pela ACAPO, delegação da Madeira, "para que este projecto colectivo, que aposta na Educação Ambiental e Sustentabilidade, permita a verdadeira Educação Inclusiva, premissa máxima da ESFF - Escola de Referência para alunos invisuais".