Apenas 40% dos jovens madeirenses praticam desporto formal
Conheça a agenda desta quinta-feira, dia em que arrancam as XXIV Jornadas da Sociedade Portuguesa de Psicologia do Desporto, que têm lugar na Madeira
A prática desportiva pode influenciar directamente a saúde dos cidadãos e o seu bem-estar psicológico. O evento que arranca hoje na Universidade da Madeira vai trazer para o debate muitos dos temas que se relacionam com este universo.
Apenas 40% dos alunos madeirenses que frequentaram as escolas da Região, do 7.º ao 12.º ano, nos últimos 10 anos, têm uma prática formal de desporto fora das aulas de educação física. A constatação foi apontada, ao DIÁRIO, por Élvio Rúbio Gouveia.
O docente na área de Educação Física e Desporto da Universidade da Madeira (UMa) sustenta a sua análise na “amostra relativamente robusta e grande da população madeirense” que tem vindo a ser trabalhada, na última década, pelos alunos do mestrado de Ensino de Educação Física da UMa, que leccionam no 3.º ciclo e secundário. Esse trabalho de acompanhamento enquadra-se no âmbito do projecto de investigação ‘Educação Física nas Escolas da RAM – Compreender, Intervir, Transformar (EFERAM-CIT)’, que está no terreno desde 2012.
“Aquilo que nós temos visto é que na prática desportiva, os alunos que fazem prática desportiva formal, os valores estão abaixo daquilo que nós esperaríamos. Da nossa amostra, apenas 40% dos miúdos têm uma prática desportiva formal além da aula de educação física”, aponto.
A par disso, realça que a actividade física é mais intensa nos dias de semana, diminuindo significativamente nos fim-de-semana, sobretudo ao domingo. “No fim-de-semana, os níveis são muito baixos”, aponta Élvio Rúbio Gouveia, sustentando que “só no dia em que têm educação física na escola, só apenas nesses dias, os miúdos atingem os valores de actividade física recomendados”.
Estamos foi, perante, um cenário “preocupante”. “Nós temos, neste momento, alguns programas direccionados para as escolas, mas tem de haver aqui uma preocupação com o fim-de-semana. Tem de haver um trabalho mais ao nível da família para promover os níveis de actividade física, que efectivamente são muito baixos ao fim-de-semana”, refere o investigador.
Ainda assim, com base nos dados já divulgados em encontros científicos da especialidade, os alunos das escolas do 1.º ciclo da Região, com base na amostra tida em conta num estudo divulgado, apresentam uma melhor aptidão física do que os alunos das escolas do mesmo nível de ensino do resto do País. “Nós julgamos que isso poderá estar relacionado com o Programa do Desporto Escolar, implementado na Região, que não acontece no resto do País”, refere o docente.
Quanto aos restantes níveis de ensino, no comparativo com o todo nacional, Élvio Rúbio Gouveia diz não possuir dados, no momento, que permitam sustentar uma apreciação adequada.
Sobre a importância da prática da actividade física, o docente da Universidade da Madeira realça a importância da mesma numa melhor saúde, focando, por exemplo, no problema da obesidade, onde a realidade madeirense acompanha o crescimento nacional. “Temos verificado uma prevalência de valores elevados de excesso de peso e obesidade”, que neste momento andaram à volta dos 30% da população mais jovem.
No entender deste investigador que se tem debruçado sobre estas temáticas, estamos perante crescimentos na ordem dos 20% nas duas últimas décadas, se tivermos em conta que, na década de 90 do século XX, essa marca andaria à volta dos 5 a 10%. “Isso é preocupante, de facto, e claramente depois da pandemia, nas conversas informais que temos tido com os professores de educação física, que receberam miúdos um pouco atrasados relativamente aos ‘skills’ motores e têm tido muita dificuldade em recuperar o tempo perdido, quando não houve aula de educação física normal e presencial”, justifica.
Estes serão alguns dos temas que serão trazidos ao debate a partir de hoje, no Colégio dos Jesuítas, nas XXIV Jornadas da Sociedade Portuguesa de Psicologia do Desporto, da Sociedade Portuguesa de Psicologia do Desporto, um evento que reunirá mais de 200 pessoas dispostas a reflectir sobre os avanços que se têm verificado nesta área.
Élvio Rúbio Gouveia, que preside à Comissão Organizadora, nota que o evento decorre até ao próximo sábado e contará com a participação de grandes nomes da psicologia do desporto. A organização ficou a cargo dos Departamentos de Educação Física e Desporto e de Psicologia da UMa.
Para o docente, a psicologia é determinante em muitos aspectos da prática desportiva e do exercício, nomeadamente na optimização da performance, no rendimento dos atletas, na promoção do exercício, no relacionamento com os outros, mas também em variáveis que influenciam o desempenho escolar das crianças e jovens.
Será, pois, numa “perspectiva ampla e multidimensional” que os vários palestrantes vão apresentar os vários temas que sustentam as 11 mesas de trabalho (com 66 comunicações orais), os quatro simpósios e os dois workshops técnicos que vão ter lugar nos próximos dias.
Entre os oradores, o também coordenador científico do Departamento de Educação Física e Desporto da UMa destaca a participação de Andreas Ivarsson, de Henning Plessner, de Adilson Marques e Pedro Almeida.
Élvio Rúbio Gouveia destaca o apoio da Câmara Municipal do Funchal, da Associação de Futebol da Madeira e da Direcção Regional de Desporto, que se mostrou fundamental para a realização deste que é o encontro nacional mais relevante no âmbito da psicologia do desporto.
Uma das palestras de hoje será proferida por Ricardo Alves, que se debruçará sobre ‘a influência do modelo de ensino nas aulas de educação física no desenvolvimento das competências pessoais e sociais’.
Ao DIÁRIO, o docente da UMa apontou os resultados de um estudo que tem sido desenvolvido nos últimos anos e que procura comparar dois modelos de ensino, um mais tradicional e orientado pelo professor e outro que assenta na educação desportiva, numa perspectiva mais holística e com maior intervenção e envolvimento dos alunos.
As análises já feitas, além de abrirem caminho para novas e mais detalhadas investigações, apontam que no caso do modelo mais tradicional, não houve grande evolução no desenvolvimento de competências. Por outro lado, no modelo de educação desportiva, os alunos ganharam melhores ferramentas para a resolução de problemas e auto-regulação emocional, com competências pessoais mais efectivas.
Mas esta e outras abordagens podem ser apreendidas no decorrer das XXIV Jornadas da Sociedade Portuguesa de Psicologia do Desporto, que têm início hoje, às 9 horas. Embora os trabalhos decorram nas salas do Colégio dos Jesuítas, a sessão de abertura terá lugar na Sala da Assembleia Municipal do Funchal, no edifício da Câmara Municipal do Funchal, parceira do evento. Consulte o programa aqui.
Mas a agenda de hoje reserva outras iniciativas e eventos que podem ser do seu interesse. Veja quais.
Política e sociedade
Por ser quinta-feira, algumas autarquias têm a habitual reunião semanal da vereação. No Funchal, o encontro está agendado para as 9h30; na Ponta do Sol, a reunião tem início marcado para as 15h30.
Às 11 horas, terá lugar o lançamento da Campanha Regional de Captação de Famílias de Acolhimento, iniciativa que acontece no auditório da Secretaria Regional de Inclusão Social e Cidadania, com a presença de Rita Andrade.
À mesma hora, acontece a assinatura do acordo de cooperação entre a Universidade da Madeira e o Governo Regional de Bolama/Bijagós, da República da Guiné-Bissau, com o objectivo de explorar e promover sinergias que contribuam para a partilha de conhecimento e para o desenvolvimento da Região e daquele país africano. Mais tarde, pelas 12h30, o Governador de Bolama, Fernando Ye, será recebido pelo presidente da Câmara Municipal de Machico, a fim de serem estudadas futuras parcerias entre o município e as ilhas Bijagós.
Às 11h30 acontece a cerimónia de inauguração da nova loja Continente Modelo Monumental, onde estará Miguel Albuquerque, mas também os secretários regionais Humberto Vasconcelos e Rui Barreto, bem como o presidente da Câmara Municipal do Funchal, Pedro Calado. A loja abre ao público a partir das 13 horas.
Pelas 15 horas, Nádia Coelho, vereadora da Câmara do Funchal, participa numa actividade de sensibilização ambiental, associada à recolha de bagas da uveira-da-serra, seguindo-se a produção de compotas a partir deste fruto endémico da Madeira. Esta actividade, que se repete ano após ano, conta com a participação de 24 elementos do Centro Paroquial de Santo António e terá lugar na Casa do Burro, no Parque Ecológico do Funchal.
Às 17 horas será inaugurado o balcão Smart Red, do banco Santander, iniciativa que contará com a presença de Rui Barreto.
À mesma hora, Miguel Albuquerque visita um edifício de habitação colectiva a custos controlado, composto por 44 fogos, que está a ser construído na zona do Garajau, freguesia do Caniço.
Cultura e espectáculos
Às 11 horas tem lugar a apresentação do novo número, o 72, da revista de temas culturais atlânticos ‘Islenha’, dedicado ao mar. A iniciativa terá lugar na Casa-Museu Frederico de Freitas e contará com a presença de Eduardo Jesus, secretário regional de Turismo e Cultura.
Às 19h30 arranca a 24.ª edição do Festival Colombo, que decorre até dia 17, no Porto Santo.
Festival Colombo arranca amanhã e anima Porto Santo até domingo
Nesta 14.ª edição, o certame conta com o envolvimento de 320 pessoas
Para as 21 horas está agendado o concerto com o ‘Quarteto de Cordas Atlântico’, no Savoy Palace.
'Quarteto de Cordas Atlântico' abre temporada de música de câmara no Savoy Palace
Concerto está marcado para o dia 14 de Setembro, pelas 21 horas
Desporto
Às 18 horas tem lugar a Assembleia Geral Ordinária do Clube Desportivo Nacional.
Campanha das Eleições Regionais
CHEGA
10h15 - Visita à Associação CASA
14h45 - Visita à Associação Presença Feminina
RIR
10h30 – acção de campanha no Centro do Funchal, junto ao Jardim Municipal
BE
10h30 – acção de campanha junto à Universidade da Madeira - Tecnopólo
MPT
15 horas – acção de campanha junto à Segurança Social
19 horas – acção de campanha junto à Festa do Vinho, na Praça do Povo
CDU
15 horas – acção de campanha junto a unidades e serviços do sector da saúde, nomeadamente junto ao Hospital Dr. Nélio Mendonça, jornada que decorrerá com o lema ‘Garantir direitos!’
PTP
16h30 – acção de campanha juto à Assembleia Legislativa da Madeira
Somos Madeira
20 horas - comício na Ponta do Sol
PS-Madeira
20 horas - jantar-comício com militantes e simpatizantes no restaurante ‘Solar dos Prazeres – o Paraquedista’, na freguesia dos Prazeres
Efemérides
Mas o dia 14 de Setembro ficou para a história por muitos outros acontecimentos. Saiba que efemérides ocorreram ao longo dos anos:
1812 - Napoleão Bonaparte entra em Moscovo. A cidade é incendiada pelos russos.
1901 - Theodore Roosevelt assume a Presidência dos EUA.
1948 - Começa a construção do edifício das Nações Unidas em Nova Iorque.
1960 - A OPEP, Organização de Países Exportadores de Petróleo, é criada em Bagdade.
1976 - Portugal reata relações diplomáticas com Cuba.
1982 - Morre Grace Kelly, princesa do Mónaco, antiga atriz de cinema. Tinha 52 anos.
1991 - O cineasta Manoel de Oliveira recebe o Prémio Especial do júri do Festival de Cinema de Veneza, pelo filme "A Divina Comédia".
2003 - Os suecos recusam a adesão ao euro, em referendo, com 56,8% dos votos.
2015 - As ondas gravitacionais, cuja existência o físico Einstein apontou há um século na sua Teoria da Relatividade, são pela primeira vez detectadas de forma directa.
2022 - O secretário-geral das Nações Unidas (ONU), António Guterres, admite que a possibilidade de um acordo de paz na Ucrânia permanece muito distante, após uma conversa telefónica com o Presidente russo, Vladimir Putin.
Pensamento do dia
Os homens rejeitam os seus profetas e destroem-nos, mas amam os mártires que eles próprios mataram. Feodor Dostoievsky (1821-1881), escritor russo