Festival Colombo arranca amanhã e anima Porto Santo até domingo
Nesta 14.ª edição, o certame conta com o envolvimento de 320 pessoas
A 14.ª edição do Festival Colombo, evento da responsabilidade da Secretaria Regional de Turismo e Cultura, através da Direcção Regional do Turismo, e que este ano tem como promotor a Associação Cultural Desportiva e Recreativa Avesso, decorre entre amanhã, dia 14, e domingo, dia 17, no Porto Santo.
O Secretário Regional de Turismo e Cultura, Eduardo Jesus, estará presente amanhã na abertura do evento, um arranque que tem como ponto alto, pelas 19h30, o desembarque de Cristóvão Colombo da Nau Santa Maria que se desloca propositadamente ao Porto Santo para o efeito.
Neste evento estão previstas 13 actuações musicais com vários artistas regionais (a terem lugar nos dois palcos montados para o festival), 5 actuações de dança, 15 actuações de artistas circenses e 4 concertos com o tema Pelos Caminhos de Colombo: dois com artistas internacionais (Miguel Nuñes de Cuba e REMNA de África), um com um artista nacional (Magmell) e ainda um com uma banda regional (Corre Caminhos). Destaca-se, mais uma vez, a animação constante do certame, através de performances por animação pelos espaços do Festival com Saltimbancos e Andarilhos, Vidente, Andas e Malabarismo, Contadores de Estórias, fogo, música e danças medievais, entre outros artistas.
Referência, igualmente, para a realização da peça dramática 'Além do Horizonte – A Odisseia de Cristóvão Colombo', do Teatro do Avesso, em parceria com a GATO e que conte com dramaturgia e encenação de Miguel Vieira. Este é um trabalho que nos transporta para o mundo do explorador Cristóvão Colombo, no século XV.
Haverá, ainda, a palestra: Colombo – 'Experiência portuguesa, cultura italiana, coragem espanhola', por Isabel Paulina de Gouveia, do Centro de Estudos e Desenvolvimento da Calheta.
O Festival Colombo terá também a visita do Colombo a todos os espaços abrangidos pelo evento: Praça do Barqueiro, Alameda Infante D. Henrique; subida do Cais para o centro da cidade e Largo do Pelourinho onde será instalado o Palco da Cidade.
Haverá gastronomia e artesanato, que se concentrarão no Largo das Palmeiras e na Alameda do Infante D. Henrique, onde estarão 5 barraquinhas de comes e bebes e 14 barraquinhas de artesanato.
Mantêm-se ainda as actividades vocacionadas para o público mais jovem, nomeadamente com sessões de contos de histórias e actividades lúdicas, muito presente no imaginário infantil. São actividades da responsabilidade da Direcção Regional do Arquivo e Biblioteca da Madeira, que se realizarão na Biblioteca Municipal do Porto Santo.
Referência para os jogos tradicionais da época quinhentista com a dinamização por parte da Escola Básica e Secundária Professor Dr. Francisco de Freitas Branco.
Salientar, aliás, a participação de alunos e professores da referida escola que terão um espaço próprio na Alameda Infante D. Henrique com tendas, decorações quinhentistas e muita animação.
Referência ainda para o cuidado da organização na preparação do alinhamento do Festival de forma a criar uma envolvência maior entre os artistas e o público em geral, para uma maior interação nos diferentes espaços do evento.
A edição deste ano do Festival Colombo integra ainda o Festival de Cocktails, da responsabilidade da Associação de Barmen da Madeira, a ter lugar a 15 de Setembro (sexta), no Largo do Pelourinho e o Colombo’s Golf Trophy, a realizar nos dias 15 e 16 de Setembro, no Campo de Golfe do Porto Santo.
Estão envolvidas no XXIV Festival Colombo 320 pessoas.
O evento conta com a colaboração da Câmara Municipal do Porto Santo, do Gabinete da Administração Pública do Porto Santo, da Escola Básica e Secundária Prof. Dr. Francisco de Freitas Branco, da Direçcão Regional da Juventude, da APRAM, da Sociedade de Desenvolvimento do Porto Santo, da Capitania e da Associação de Barmen da Madeira.