12 milhões investidos em saneamento básico em Câmara de Lobos
A empresa Águas e Resíduos da Madeira (ARM) já investiu, desde 2016, 12,1 milhões de euros na melhoria do sistema de saneamento básico no município de Câmara de Lobos, o equivalente a 350 euros por habitante. Neste momento este concelho tem cerca de 60% de taxa de cobertura por redes de água residuais.
Nesse sentido, a secretária regional de Ambiente, Recursos Naturais e Alterações Climáticas, Susana Prada esteve hoje no Garachico, concelho de Câmara de Lobos, onde se inteirou da conclusão da expansão da rede pública de saneamento naquela zona, cujo objectivo passa por garantir a recolha e encaminhamento das Águas Residuais para a ETAR de Câmara de Lobos onde serão devidamente tratadas.
Este investimento, "ambicionado pela população", corresponde a uma primeira fase da intervenção que está orçada em 200 mil euros beneficiando 130 habitantes. Já a segunda fase, prevê o prolongamento da rede para o sítio da Francelheira e Furneira devendo estar concluída em 2024, favorecendo mais 220 pessoas. Após conclusão da segunda fase o projecto corresponderá a um investimento total de 400 mil euros beneficiando 350 munícipes.
Acompanhada pelo Conselho de Administração da ARM, Susana Prada fez saber que estas intervenções que têm sido realizadas nos sistemas de águas residuais (estações elevatórias, condutas e ETAR’s) nos municípios aderentes e têm permitido não só salvaguardar a saúde pública e a qualidade de vida das populações como melhorar a qualidade da água das ribeiras e consequentemente das águas balneares.
Nos últimos anos a ARM investiu numa ETAR em Câmara de Lobos e outra no Curral das Freiras bem como em 18,5 km de redes de águas residuais em todo o concelho.