Machico vai penalizar proprietários que não reabilitem imóveis degradados
Município prevê um agravamento do IMI no próximo ano para edifícios degradados e devolutos no centro histórico de Machico
A Câmara Municipal de Machico está empenhada na reabilitação urbana dos espaços históricos do concelho, declarou esta quarta-feira, 13 de Setembro, o presidente da autarquia, Ricardo Franco.
À margem da visita ao novo estabelecimento de restauração ‘Number One Pub & Food’, localizado na Rua do Mercado, Ricardo Franco frisou a importância da reabilitação das "dezenas de imóveis" degradados e devolutos no centro histórico da cidade para não só garantir a segurança da população, como para fomentar a economia local e atrair visitantes.
Na ocasião, o autarca revelou que no próximo ano o município vai penalizar os proprietários que não reabilitem imóveis degradados localizados na Área de Reabilitação Urbana em Machico e Porto da Cruz com um agravamento do IMI.
Esperamos que os proprietários e promotores avancem com a reabilitação de outros imóveis na cidade de Machico, que paulatinamente vai sendo renovada. Há imoveis que já têm muito anos e têm de ser reabilitados, estamos empenhados nesse processo. Ricardo Franco, presidente da Câmara Municipal de Machico
O ‘Number One Pub & Food’ está instalado no edifício do antigo Matadouro Municipal de Machico, uma infra-estrutura datada dos anos 30 do século passado, mandada construir pelo então presidente da câmara municipal, António Teixeira de Aguiar.
O novo empreendimento resulta de um investimento de cerca de 500 mil euros entre a autarquia e o concessionário privado. O investimento do Município de Machico corresponde a 200 mil euros para a reabilitação do prédio.