Um apoio “muito significativo” para os “mais pequeninos”
Mais de 100 mil euros angariados para o Serviço de medicina intensiva neonatal e pediátrica do Hospital Dr. Nélio Mendonça, através da Missão Continente
“Para nós isto é muito significativo”, começou por dizer a coordenadora do Serviço de Cuidados Intensivos Neonatais e Pediátricos do SESARAM, dr.ª Edite Costa relativamente à doação de mais de 100 mil euros, realizada pela Missão Continente ‘Vales que Vêm por Bem’, para aquele serviço.
Entre 26 de Julho e 10 de Setembro decorreu a campanha da Missão Continente ‘Vales que Vêm por Bem’, nas 15 lojas Modelo Continente na Madeira, através da venda de vales solidários, no valor de 1 e 5 euros.
Neste período foi possível angariar 100.322 mil euros para o Serviço de medicina intensiva neonatal e pediátrica do Hospital Dr. Nélio Mendonça, que trabalha com todos os recém-nascidos, sobretudo prematuros que nascem na Região.
O donativo foi hoje entregue numa cerimónia que contou com a presença do secretário regional da Saúde e Protecção Civil, Pedro Ramos, da presidente do conselho de administração do SESARAM, Rafaela Fernandes, do director clínico do Hospital Dr. Nélio Mendonça, Júlio Nóbrega, da coordenadora do Serviço de Cuidados Intensivos Neonatais e Pediátricos do SESARAM, dr.ª Edite Costa e do director de operações do Continente na Madeira, José Carlos Salvado.
Na ocasião, Edite Costa referiu que este apoio vai permitir adquirir novos equipamentos para o serviço. “Esta doação vai ajudar na aquisição de novos equipamentos. São equipamentos extremamente caros e que têm de ser actualizados, daí que esta doação seja uma mais-valia primordial para o nosso Serviço”, explicou.
Além desta campanha, a Missão Continente apoiou directamente a unidade com obras de ampliação do serviço de Neonatologia e 50 mil euros para a aquisição de equipamentos.
“Neste momento aumentamos a estrutura física da unidade, permitiu a criação de um quarto unifamiliar que os pais vão poder conseguir acompanhar as nossas crianças 24 sobre 24 horas”, disse Edite Costa.
Este Serviço atende ainda crianças de fora, nomeadamente dos Açores: “Nós servimos de apoio também para crianças do Arquipélago dos Açores. Este apoio começou mais ou menos há um ano e já recebemos seis crianças”, disse a médica.
Nós somos um serviço diferenciado, temos técnicas de referência, daí servirmos de apoio e de retaguarda para patologias de algumas crianças e recém nascidos” Edite Costa
Tal como já noticiado pelo DIÁRIO, anualmente nascem cerca de 160 prematuros na Madeira, o que corresponde a cerca de 9% dos bebés.
Nascem cerca de 160 prematuros na Madeira anualmente
A Missão Continente vai apoiar as obras de ampliação do Serviço de Medicina Intensiva Neonatal e Pediátrica do SESARAM