Agosto deste ano foi o mais quente de sempre na Madeira
Temperatura média do ar no Funchal foi de 25,7 °C
À semelhança do que se tem registado ao nível global, a Madeira continua a acumular recordes e em poucos anos, a superar recordes anteriores, em particular da temperatura do ar e da quantidade de precipitação em períodos curtos.
Tanto assim é que “o mês de Agosto de 2023 foi o mais quente no Funchal, desde que há registos em contínuo”, confirma Victor Prior, delegado regional do IPMA na Madeira. A comprová-lo, faz saber que “a temperatura média do ar foi 25,7 °C, sendo que a média da temperatura mínima foi 22,6 °C e da temperatura máxima diária foi 28,7 °C”. A juntar a estes registos ‘quentes’, o meteorologista revela ainda que “a temperatura mínima variou entre 21,2 °C e 24,2 °C e a máxima diária entre 26,7 °C e 30,9 °C”. Isto apesar de a temperatura máxima ‘só’ ter ultrapassado os 30 °C em dois dias (dia 11/30,9 °C e dia 20/30,5 °C). Em relação à temperatura mínima, todos os 31 dias do mês de Agosto foram noites tropicais (temperatura mínima igual ou superior a 20 °C).
Victor Prior reforça que estes valores “mostram claramente que o mês de Agosto foi quente, durante o dia e durante a noite e estes dados vêm ao encontro ao que a maioria das pessoas sentiu e referiu: ‘está muito calor, esta noite foi muito quente, dormiu-se mal’”, lembra.
Leia mais sobre as temperaturas altas que predominaram em Agosto, na edição impressa de amanhã do seu DIÁRIO!