Livro das 'Três Marias' vive agora no palco e vem ao Baltazar Dias
Na semana em que se assinala o centenário de Natália Correia sobe ao palco o livro que ela publicou através da Editora Estúdios de Cor, da qual era diretora literária e que foi apreendido e censurado três dias após ser colocado no mercado. Por causa deste livro, tanto Natália como as autoras sentaram-se no banco dos réus.
O espetáculo resulta de uma coprodução entre o Teatro Nacional D. Maria II, o Teatro Baltazar Dias e a Oficina e será apresentado no dia 15 de setembro às 15 horas e no dia 16 de setembro às 19 horas.
Catarina Rôlo Salgueiro e Leonor Buescu são as responsáveis pela criação e dramaturgia da peça.
Ainda Marianas é um título inspirado por uma crónica de São José Almeida para o jornal Público, em 2010, intitulada “Continuam a querer-nos Marianas”, onde a autora condenava a perpetuação do ideal patriarcal burguês. Partindo daí, o título deste espetáculo é como que a recusa do mito da mulher enclausurada, frágil e sofrida que espera em vão o regresso do seu amado. Este foi, de resto, o mote para as Autoras escreverem Novas Cartas Portuguesas, apropriando-se da figura de Mariana Alcoforado através da consequente decomposição, recriação e invenção de muitas Marianas. Departamento de Cultura CMF