Madeira

Prémio nacional leva comitiva da Francisco Franco aos Estados Unidos

None

Os alunos da Escola Secundária de Francisco Franco Daniel Valente, Francisco Abreu, Joana Monteiro, João Pontes e Norberto Vieira, acompanhados pelo professor Jorge Monteiro, encontram-se em Boston, Estados Unidos, na sequência do prémio nacional com que foram distinguidos em Julho.

Este grupo de alunos, supervisionados pelo docente Jorge Monteiro, criou um robô aquático autónomo que se orienta por GPS com o objectivo de ajudar no estudo das regiões oceânicas e no desenvolvimento de práticas sustentáveis com vista à preservação dos ecossistemas marinhos.

O projecto vencedor destacou-se de entre os 15 finalistas nacionais com a criação do robô que, ao longo da viagem programada, capta imagens, vídeos e recolhe dados, como a temperatura, a salinidade, o pH da água e outras informações marinhas e atmosféricas.

Nesta viagem a Boston, que se iniciou no passado dia 9 e termina no dia 16 de Setembro, a delegação ad Francisco Franco vai contactar com vários locais e instituições de interesse científico.

Lembramos que o projecto 'ph7-SPAR' da Escola Secundária Francisco Franco venceu a segunda edição do Prémio Atlântico Júnior, organizado pela Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento e pela Ciência Viva.