Madeira

DRS promove literacia sobre rótulos dos alimentos para melhorar escolhas alimentares

None

A Direcção Regional da Saúde (DRS) promove a literacia sobre os rótulos dos alimentos para melhorar escolhas alimentares.

"A rotulagem do conteúdo nutricional dos alimentos tornou-se importante não só porque o consumidor tem o direito de saber o que contém os alimentos, mas também para nos ajudar a fazer escolhas alimentares adequadas, para que possamos seguir uma alimentação saudável e equilibrada", refere através de uma nota enviada à imprensa. 

A DRS associa-se a esta premissa e aborda um conjunto de informações que devem constar nos géneros alimentícios embalados:

  1. Lista de ingredientes

Todos os ingredientes que fazem parte do produto, incluindo aditivos (como corantes e conservantes), devem estar descritos por ordem decrescente, de acordo com a sua quantidade no alimento. Assim, o ingrediente que aparece em primeiro lugar é aquele que existe em maior quantidade nesse alimento.

  1. Alergénicos

É legalmente obrigatório que os alergénios/aditivos constem na rotulagem de um produto alimentar, de uma forma realçada. As alegações a alergénicos/aditivos dizem respeito maioritariamente a: cereais que contêm glúten (trigo, cevada, centeio, espelta, kamut), leite, ovo, moluscos e crustáceos, peixe, soja, amendoim e frutos secos de casca rija, sementes de sésamo, aipo, mostarda, tremoço, dióxido de enxofre e sulfitos. Um determinado alergénio pode estar presente no alimento por contaminação cruzada e, nestas situações, a indústria alimentar coloca a alegação no rótulo: “Pode conter vestígios de…”.

  1. Aditivos alimentares

Os aditivos alimentares são ingredientes iniciados pela letra E seguida de 3 algarismos. Todos os aditivos alimentares autorizados estão listados pela União Europeia. E100-E199 – Corantes; E200-E299 – Conservantes; E300-E399 – Antioxidantes; E400-E499 – Emulsionantes, Estabilizadores, Espessantes, Gelificantes e outros.

  1. Declaração nutricional

Habitualmente apresentada na forma de tabela, a declaração nutricional inclui, obrigatoriamente, o valor energético (kj e kcal), lípidos e ácidos gordos saturados, hidratos de carbono e açúcares, proteínas e sal, presentes em 100g ou 100ml de produto. Adicionalmente, pode encontrar estas quantidades expressas por porção e/ou unidade de consumo.

Esta declaração nos rótulos permite analisar e comparar produtos alimentares, da mesma categoria, por 100g ou 100ml.

  1. Condições de conservação

Respeite as condições de conservação, siga as instruções, com especial atenção após a abertura da embalagem pois há alimentos que tem condições especificas para conservação.

  1. Prazo de validade

O prazo de validade de um produto depende do quanto este é perecível. Para uma melhor gestão do que compra verifique:

- Data limite de consumo - “Consumir até: dia/mês”, a partir da qual não se pode garantir que os alimentos estejam em condições seguras de consumo.

- Data de durabilidade mínima - “Consumir de preferência antes do fim de: mês/ano” ou “Consumir até: ano”, data até à qual se pode consumir o produto sem que este represente um potencial perigo para a saúde.

A leitura do rótulo do alimento traz benefícios, como por exemplo:

- Reduzir a compra de produtos ricos em açúcares:

Alguns rótulos podem ter a informação "sem adição de açúcar", o que significa que não foram adicionados açúcares no processo de fabrico, mas podem existir açúcares naturalmente presentes no alimento e, nestas situações, o rótulo deve também ostentar a seguinte indicação: “Contém açúcares naturalmente presentes”.

Os açucares de adição podem constar nos rótulos dos alimentos com denominações de: sacarose, glicose, frutose, xarope de glicose, maltose, dextrose, lactose, entre outros.

- Diminuir a compra de alimentos ricos em sal:

O sal pode ter diferentes designações no rótulo do alimento, nomeadamente cloreto de sódio, glutamato monossódico e bicarbonato de sódio.

- Moderar a compra de produtos que contenham gordura:

Tenha cuidado com os produtos com gordura, seja ela vegetal, hidrogenada, de palma, de coco, trans ou outras.

A DRS reforça a mensagem, procure saber mais sobre os alimentos que consome e faça boas escolhas".  Direcção Regional da Saúde