Funchal volta a receber Festival FRACTAL
Iniciativa decorre de 22 a 29 de Setembro
O Funchal volta a receber o Festival FRACTAL, que decorre de 22 a 29 de Setembro.
Esta é uma iniciativa apoiada pela Câmara Municipal do Funchal e pela Secretaria Regional de Turismo e Cultura, e criada pela associação cultural com o mesmo nome.
De acordo com a organização, esta edição contou com cerca de 60 propostas oriundas, na sua maioria, de artistas sediados em cidades do continente. Contou ainda com "uma participação saudável" de artistas madeirenses - em particular novas caras - mas também com propostas oriundas do Brasil, Colômbia e Espanha. Teve, como em outras ocasiões, cinco vencedores e propostas que vão desde as artes plásticas, à performance e video-arte.
'A cidade com outras formas' de Paola Rodrigues, 'Tráfico' de Carolina Rodrigues, 'ReLight Madeira' de Tânia Teixeira, 'Apontamentos para um Jardim-Casa' de Vanessa Câmara e 'Funchal, Funchal' de Bruno Aires são as propostas vencedoras desta edição, que tal como em anos anteriores, irão compor um percurso que se estende por toda a cidade, desde o Fórum Madeira até à Capela da Boa Viagem.
Aos candidatos vencedores, juntam-se os artistas convidados Laura Andrade - Unthink Illustrations (artista convidada em parceria com o Fórum Madeira) com uma proposta de arte de rua emotiva sobre o poder da memória, as instalações florais oníricas da AURA e o colectivo de DJS portuense XXIII, que vem encerrar a semana em grande, com uma 'Takeover' no -1 da Barreirinha, na festa de encerramento, no dia 29". Festival FRACTAL
O festival conta novamente com cinema, nomeadamente com uma sessão ao ar livre do filme 'Homo Sapiens' de Nikolaus Geyrhalter, com curadoria Screenings Funchal, no dia 23 de Setembro, e uma sessão de curtas, com curadoria de Javier Santos, no dia 27.
Esta quinta edição diferencia-se de edições anteriores, em que todas as propostas decorriam ou eram instaladas em espaços inusitados da cidade do Funchal, como becos, escadarias e parques de estacionamentos, e assume a sua presença em espaços nobres, como o Museu Vicente’s, a Casa Museu Frederico de Freitas, o Museu Henrique e Francisco Franco, o Colégio dos Jesuitas, a Praça do Munícipio, entre outros, comemorando o seu papel como importante motor criativo e cultural da cidade". Festival FRACTAL
Todos os eventos são de frequência gratuita e a produção recomenda a consulta das redes sociais e do site para informações mais detalhadas.