PAN quer melhoria das condições dos animais na Quinta Pedagógica dos Prazeres
No primeiro dia da campanha para as Eleições Regionais da Madeira, a lista do PAN, encabeçada por Mónica Freitas, deslocou-se à Quinta Pedagógica dos Prazeres, numa acção dedicada ao bem-estar animal.
O partido alega ter recebido "várias denúncias" relativamente ao tratamento dos animais neste local, especialmente no que concerne "à alimentação, limpeza dos espaços, falta de higiene e acompanhamento médico-veterinário" e, em particular, "à falta de cuidados a manutenção dos cascos do burro alojado naquele espaço, o que compromete o seu bem-estar e mobilidade".
Em nota remetida às redacções, a cabeça-de-lista do PAN Madeira aponta ainda que "importar apurar", a "origem do estado de magreza" do lama também ali alojado.
Durante a visita, Mónica Freitas, relembrou que “aquando do surgimento da Quinta Pedagógica, o espaço envolvia a comunidade, incluindo educativa, sensibilizando não só para as diferentes características dos animais e necessidades de alimentação e abeberamento, as quais devem ser adequadas a cada espécie, a importância da promoção do enriquecimento ambiental e bem-estar animal, bem como devida higienização do espaço”.
Contudo, na sequência desta visita, o PAN diz que vai pedir esclarecimento à entidade que gere o espaço, bem como à autarquia, 2designadamente solicitando a intervenção do serviço médico-veterinário".
À margem da visita, o PAN reiterou ainda o compromisso de "aprovar na Assembleia Regional a vacinação gratuita dos animais", bem como a "aposta na criação de campanhas anuais de esterilização animal e na nomeação de veterinários municipais que cubram as necessidades do território".
Inês Sousa Real acompanhou a lista candidata na visita à Quinta Pedagógica dos Prazeres e demais acções.
A porta-voz do PAN, que deslocou-se à Região Autónoma da Madeira para apoiar a candidatura nos primeiros dias de campanha oficial, diz que “o PAN quer dar voz na Assembleia Regional a quem defende a causa animal e ambiental, pois este Governo não tem tido uma visão para a Madeira nestes temas, nem promovido a valorização e preservação dos valores naturais da Região, para além de não estar a garantir os apoios necessários em matéria de protecção e bem-estar animal”.
Inês Sousa Real afirmou ainda que “o PAN tem um papel fundamental e que é o voto que fará a diferença a partir do dia 24 de Setembro", no sentido de "contribuir para uma política mais empática e mais comprometida com as pessoas, os animais e com o planeta”.
No primeiro dia de campanha, o PAN deslocou-se até aos concelhos de Calheta, Porto Moniz e São Vicente para ouvir os anseios das e dos madeirenses e defender os valores de "protecção ao meio ambiente, defesa dos direitos animais e promoção do desenvolvimento sustentável essenciais para a Região".