'Trunfo' para sensibilizar comunidade escolar
Jogo pretende transmitir conhecimentos básicos sobre algumas medidas de protecção civil
Um jogo de cartas, inspirado no tradicional 'Uno', é a nova estratégia do Serviço Regional de Protecção Civil para dinamizar os estabelecimentos de ensino da Região durante este ano lectivo.
Chama-se 'Trunfo' e o jogo pretende transmitir a toda a comunidade escolar um conhecimento básico sobre algumas medidas de protecção civil, ao nível do planeamento, prevenção e socorro, face a um conjunto de diferentes situações de acidente/catástrofe natural.
Aplicado a alunos com idade superior a seis anos, o objectivo primordial do jogo incide na facilitação da aprendizagem, não se tratando de um jogo de competição.
A rúbrica 'Hora da Saúde e da Protecção Civil" descreve as regras: "O baralho de cartas é composto por um total de 155 cartas, sendo que existem 'cartas evento' que indicam a situação de incidente ou emergência, cartas a´cção' onde existe um pequeno texto que descreve cada acção a adoptar perante as diversas situações encontradas nas 'cartas evento' e as 'cartas especiais' que podem ser jogadas a qualquer altura do jogo."
O 'Trunfo' foi desenvolvido pela Divisão de Formação do Serviço Regional de Protecção Civil e implementado com o apoio da ACIF no âmbito do Projecto PLESCAMAC.
Já foi testado junto dos jovens frequentadores dos ATL’s de Verão, "destacando-se o interesse demonstrado pelo jogo e a percepção da aprendizagem de novas informações no âmbito da educação para a segurança e prevenção de riscos".