Humberto Vasconcelos destaca "tentativas de assassinatos políticos, mesmo entre irmãos"
Nas comemorações do aniversário da freguesia de Gaula, o secretário regional da Agricultura e Desenvolvimento Rural, Humberto Vasconcelos, destacou que a "civilização está repleta de invejas e ciúmes, de tentativas de assassinatos políticos, mesmo entre irmãos, algo que o Governo Regional, unido numa batalha em prol do povo madeirense, sempre se recusou fazer".
Começou por referir a história dos filhos de Adão e Eva, Caim, que era labrador e Abel, pastor de ovelhas, numa alusão ao conflito que existe entre os elementos do Juntos Pelo Povo (JPP) da Câmara de Santa Cruz e os elementos que integram o grupo parlamentar.
Possuído pela inveja e ciúme, Caim armou uma emboscada para matar o próprio irmão, sugerindo a Abel que ambos fossem ao campo. Lá chegados, com uma frieza atroz, Caim matou o irmão e, não satisfeito, respondeu com arrogância ao ser interpelado por Deus, que o condenou à condição de errante pelo mundo. Caim lamentou a severidade da punição, mas nunca expressou nenhum ressentimento. Humberto Vasconcelos.
"Escolhemos o que plantámos e colhemos o que semeámos, de forma pensada, séria, íntegra e determinada, seguindo linhas orientadoras e acreditando em políticas de continuidade que foram concebidas em prol de todos os madeirenses, porque ou nos uníamos ou morreríamos como indivíduos", disse.
Neste sentido, referiu que em Gaula através do PROAGES 2023, 35 famílias desta freguesia foram apoiadas. "Aqui, a queda do desemprego foi das mais acentuadas nos últimos tempos, registando-se apenas 95 inscritos no fim de Julho de 2023, que corresponde a um decréscimo homólogo de 32,6%", acrescentou.
Evidenciou ainda os programas de emprego que abrangeram 92 residentes da freguesia, num investimento global de 540 mil euros.
" Também apoiámos instituições da área social do concelho de Santa Cruz, com um valor que ascende aos 10,6 milhões de euros, dos quais 3,4 milhões de euros foram destinados a IPSS da freguesia de Gaula, para que esta possa continuar a prestar as respostas sociais necessárias à população, no que diz respeito, por exemplo, ao apoio à população idosa e às crianças e jovens em risco, bem como às famílias em situação de maior vulnerabilidade", referiu.
O Governo Regional sempre esteve ao lado do povo de Gaula e nunca alimentou a intriga, a inveja e o ciúme, porque é o bem comum que está na génese da nossa existência, que nunca foi quebrada e manteve-se unida, como não aconteceu para estes lados. Humberto Vasconcelos.
Acrescentou ainda, na ocasião, que através do Orçamento Participativo, uma carrinha de transporte colectivo será adquirida para o Juventude de Gaula. O veículo irá auxiliar no transporte de mais de 100 jovens atletas, um apoio "que ascende aos 60 mil euros".
Noutras áreas, sublinhe-se ainda o reforço da Adução ao Lanço Sul do Canal dos Tornos, a Construção da Lagoa das Águas Mansas/Ribeiro Serrão, no âmbito do PRR para reforçar os caudais ao Canal dos Tornos – Lanço Sul, para armazenar caudais de inverno e disponibilizá-los aos agricultores no verão. Humberto Vasconcelos.
Relativamente aos agricultores regista que os "cerca de 50 agricultores e empresas do sector primário que em Gaula foram apoiadas, num valor que ascende aos 1,2 milhões de euros".
"Este Governo trabalhou, não andou em guerras internas, nunca procurou a atenção ou o estrelato, procurou tão-somente construir um futuro melhor para todos", conclui desta forma o seu discurso, lançando novamente mais uma farpa ao JPP.