Câmara de Lobos avança com ligação Igreja - Fontes na Quinta Grande
Consulta pública foi lançada
A Câmara Municipal de Câmara de Lobos lançou o concurso para a execução do projecto da ligação Igreja - Fontes, na Quinta Grande.
A ligação ente a zona Oeste e Este da freguesia fazia parte do projecto inicial da Estrada da Igreja, construída em 2007, que foi abandonado por contingências ligadas à insolvência do empreiteiro encarregado pela obra.
Em nota emitida, a autarquia explica que o projecto será agora alvo de actualização para incluir ligações transversais que dêem acesso a aglomerados habitacionais existentes a montante da via, "nomeadamente, Caminho da Abelheira e Vereda do Piquinho, podendo eventualmente incluir outras que se venham a revelar exequíveis, depois de realizados os estudos geológicos e geotécnicos necessários".
A ligação Igreja - Fontes deverá ter uma extensão aproximada de 1000 metros, dos quais 85 metros deverão ser em túnel, com faixa de rodagem com dois sentidos e passeios para circulação pedonal.
O projecto a executar incluirá de rede de saneamento básico, rede de água potável, rede de rega e iluminação com baixa pegada energética e adequada para não afectar as aves marinhas que sobrevoam a zona.
A obra que permitirá o reforço da coesão territorial da freguesia, revolucionando a mobilidade da zona, através da disponibilização de um acesso direto entre a zona da Partilha e a o centro da freguesia, sem ter que passar pela estrada regional, é há muito desejada pela população da Quinta Grande.