Banda Municipal do Funchal faz doação ao Museu Nacional da Música
Na data em que se assinala o Dia Nacional das Bandas Filarmónicas, a Banda Municipal do Funchal - Artistas Funchalenses informa que a sua doação de seis instrumentos de sopro ao Museu Nacional da Música foi aceite pela Direcção-Geral de Património Cultural (DGPC).
Os seis instrumentos de sopro de construção portuguesa tratam-se de "um cornetim e um sax-horn barítono, adquiridos à firma Custódio Cardoso Pereira, com filial em Lisboa; um sax-horn contrabaixo, obtido da casa Francisco Guimarães, sediada no Porto; e um fliscorne, um trombone de pistões e um saxofone alto da marca IRUS, comercializada pela firma Olímpio Medina, estabelecida em Coimbra".
De acordo com o período da actividade de construção ou montagem de instrumentos de tais firmas, como estado de conservação dos respectivos modelos instrumentais e com algumas informações prestadas por antigos executantes da Banda Municipal do Funchal, avança-se aqui uma proposta de datação dos referidos instrumentos. Banda Municipal do Funchal - Artistas funchalenses
No mesmo comunicado, a entidade faz questão de deixar um "agradecimento especial ao Dr. Rui Magno Pinto, à Dra. Helena Mirada e ao Dr. Edward Ayres de Abreu pela disponibilidade e colaboração em todo o processo"
"É uma honra ter parte da história da nossa Filarmónica no Museu Nacional da Música", sublinha.