Madeira

Intervenções na rede de esgotos motiva interrupções de trânsito em São Gonçalo e na Estrada João Abel de Freitas

None
Foto Shutterstock

A Câmara Municipal do Funchal (CMF) vai efectuar uma intervenção na rede de águas residuais, em São Gonçalo, mais concretamente, num troço de 15 metros, na Rua Nova da Igreja de São Gonçalo, o que obriga a condicionar o trânsito nesta artéria central da localidade.

A circulação rodoviária estará, assim, condicionada, com proibição de circulação de viaturas pesadas, entre os dias 4 (segunda-feira) e 8 de Setembro (sexta-feira).

De acordo com uma comunicado da autarquia, "trata-se de uma intervenção urgente e que terá a duração de três a quatro dias, em condições normais, podendo, eventualmente, serem adicionados mais dois dias, se, porventura, for necessário proceder à substituição da rede pluvial".

A CMF esclarece também que "esta reparação não está, de modo algum, relacionada com a anterior intervenção neste arruamento, devendo-se agora à fadiga e desgaste das redes de águas residuais, que, note-se, estão ao serviço há mais de 30 anos".

A mesma nota salienta que esta intervenção "tem cariz de urgência, porque as águas residuais estão a infiltrar-se no terreno e a escorrer na rede de águas pluviais, que tem como destino final a escarpa no final do supracitado arruamento com a Rua do Lazareto".

Refira-se ainda que, durante a intervenção, devido à proibição de circulação de veículos pesados, inclusive autocarros, a CMF disponibilizará uma carrinha para transporte de passageiros, nos seguintes horários: 07:00 às 09:00, 12:30 às 14:30 e 17:00 às 19:00.

Relativamente à Rua João Abel de Freitas, na Ponte de Pau, realizar-se-á outra intervenção, que "visa a substituição de 35 metros da rede de águas residuais, devido à grande quantidade de fluente que transporta e ao desgaste subsequente".

Segundo a câmara, "verifica-se já, presentemente, no terreno, uma depressão no pavimento devido a infiltrações. Ademais, a rede está colapsada visto que uma das caixas de visita está a encher com risco de transbordar para o pavimento, sendo necessário proceder à sua aspiração de duas em duas semanas".

Esta intervenção implica trabalhos de abertura de vala, remoção de pavimentos e terras contaminadas, demolição da rede e sua substituição, bem como a reparação dos pavimentos.

O condicionamento do trânsito será entre os dias 4 e 08 de Setembro, entre as 08 e as 17 horas, e será coordenado pela PSP.