Madeira

“Apoios aos estudantes contribuem para a manutenção da autonomia da Região”

Jorge Carvalho garante que Governo Regional continuará a apoiar os estudantes universitários

None
Foto Beatriz

O secretário regional da educação, Jorge Carvalho, assegurou que o Governo Regional tem desenvolvido todas as estratégias para que os estudantes universitários possam contribuir para a defesa da autonomia da Região. À margem do II Encontro de Universitários Madeirenses que acontece no Museu da Electricidade entre hoje e amanhã, o governante realçou que “os jovens devem-se fazer ouvir pela defesa da autonomia. Se outros a conquistaram, torna-se essencial que as gerações seguintes possam mantê-la”.

Para tal, o responsável político destaca que o executivo tem procurado criar condições para o melhoramento da realidade laboral dos jovens, assim como condições que contribuam para que os jovens da Região possam desenvolver a sua actividade profissional. “Perante uma geração altamente capacitada e competente, torna-se essencial garantir todas as condições para que possam ultrapassar os desafios da sociedade actual. Os apoios aos estudantes contribuem para a manutenção da autonomia da Região.”

Além destes dois tipos de estratégias delineadas pelo secretário regional da educação, as bolsas de estudo são também destacadas. Questionado sobre as alterações no regime no acesso às bolsas de estudo oferecidas aos estudantes universitários, o governante lembra que o Governo Regional tem previsto proceder à alteração do sistema de bolsas para ajudar as famílias da Região, já a partir do ano lectivo 2023/2024. “Vamos criar as melhores condições para que mais jovens possam aceder às bolsas de estudo oferecidas pelo Governo Regional”.

 De acordo com o secretário regional da educação, as alterações dos critérios de capitação dos agregados familiares de um limite máximo de 500 para 600 euros, permitirá a “mais jovens puderem estar dentro das bolsas de estudo”. Jorge Carvalho revela ainda que, no próximo ano lectivo, o valor mensal máximo das bolsas de estudo passará dos 190 para os 200 euros. Apesar de ser prematuro fazer para já previsões quantitativas, o governante responsável pela educação na Região espera que as bolsas de estudo disponibilizadas pelo Governo Regional abranjam cerca de 2.000 estudantes universitários. As candidaturas às mesmas terminam a 30 de Novembro.