Temperaturas podem chegar aos 34ºC na Madeira
Delegado regional do IPMA, Victor Prior, deu previsão para os próximos dias
Ainda longe dos 39,1ºC registados na Quinta Grande em Junho deste ano, a Madeira volta a enfrentar, pelo menos até segunda-feira, nova vaga de calor. A razão é a mesma de (quase) sempre: massa de ar quente transportada desde o Norte de África.
Ao DIÁRIO e TSF-Madeira, o delegado regional do IPMA, Victor Prior, deu a previsão para os próximos dias, indicando que a temperatura máxima poderá chegar aos 34ºC.
Os valores da temperatura máxima do ar nos próximos dias - pelo menos até a segunda-feira - deverão ser, pelo menos na Costa Sul, Funchal e cotas intermédias, superiores a 30 graus, mas os dias mais quentes serão os dias 11, 12 e 13 de Agosto, portanto, sexta-feira, sábado e domingo, com valores a rondar os 32ºC a 34ºC. Victor Prior
É assim a partir desta quinta-feira que dar-se-á uma subida da temperatura do ar, tanto da máxima como da mínima, pelo que foi emitido aviso laranja para a Costa Sul da Madeira e Porto Santo até sábado, mas existem condições para se manter o aviso laranja “até domingo”.
Por estes dias, a humidade relativa do ar, tanto nas cotas intermédias, como nas regiões montanhosas, será baixa, com valores inferiores a 30%, precisou Victor Prior, reforçando que, no mesmo período também será “preocupante” a força do vento. “Será moderado, pontualmente forte em especial nas regiões montanhosas e nos extremos Leste e Oeste da Madeira, com rajadas que poderão chegar a valores da ordem dos 70km/h”, revelou.
Vento que pode ou não condicionar as operações aeroportuárias em Santa Cruz. “É muito cedo para se dizer. Tanto o vento médio como a rajada estão muito próximos dos limites estabelecidos no aeroporto. Se acontecer será uma coisa pontual”.