Regionais 2023 Madeira

PSD destaca valorização da produção de sidra

None

A produção de sidra esteve em destaque, hoje, numa iniciativa do grupo parlamentar do PSD que visitou a Adega do Pomar, na Camacha, onde é feita produção de sidra. Nuno Maciel salientou as medidas que têm vindo a ser colocadas em prática e que vão ao encontro das preocupações dos produtores e dos desafios do mercado.

O deputado chamou a atenção para a iniciativa da autoria do PSD, aprovada recentemente pela Assembleia Legislativa da Madeira, que prevê uma adequação da legislação neste sector, contemplando novas propostas e variantes à sidra natural, com vista assegurar a salvaguarda e crescimento da produção regional e dos nossos produtores.

“Com a nossa alteração legislativa, efectivamente, viemos dar mais espaço e criar melhores condições para que a Sidra regional possa ser mais valorizada”, considerou. Esta é uma valorização ao nível do mercado, "atingindo patamares de excelência, estando ao nível daquilo que é feito na Europa e noutras partes do mundo, mas também de quem produz a matéria-prima, acrescentando-lhes qualidade de vida".

Na ocasião, Nuno Maciel fez questão de salientar que estamos a falar de um produto ancestral que faz parte da agricultura regional, sendo possível que ela vá ao encontro de novos mercados, “se for trabalhada com qualidade, excelência e sustentabilidade”.

Quanto à nova legislação,  abre caminho para as sidras fortificadas e geladas, dando-lhes enquadramento legal, podendo chegar, desta forma, a outros consumidores.

“É um trabalho que foi feito do ponto de vista legislativo e que, simultaneamente, encontra respostas no mercado, por parte de quem compra e por parte de quem produz e que, hoje em dia, faz com que os nossos pomares e as nossas maçãs e pêros, muitos fazendo parte das variedades endémicas, possam ser valorizados e encontrar mercado, para que o trabalho dos nossos agricultores seja também reconhecido e, igualmente, valorizado”, disse.