Marcelo, Costa e Moedas despedem-se do Papa antes do regresso a Roma
O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, o primeiro-ministro, António Costa, e o presidente da Câmara de Lisboa, Carlos Moedas, estiveram hoje na base aérea de Figo Maduro para se despedirem do Papa. O avião da TAP que vai levar o Papa de Lisboa a Roma é um A321neo e deixou a pista do aeroporto de Lisboa às 18:22.
O Presidente da República chegou à base aérea às 17:15 e o primeiro-ministro cerca de dez minutos depois. Pelo Governo, estiveram também presentes o ministro dos Negócios Estrangeiros, João Gomes Cravinho, e a ministra Adjunta e dos Assuntos Parlamentares, Ana Catarina Mendes.
O Papa Francisco chegou à placa onde estava o avião cerca das 17:35, na viatura ligeira branca na qual se deslocou pelas ruas de Lisboa ao longo destes cinco dias. Antes de entrar no avião, o chefe da Igreja Católica recebeu alas militares de cortesia por cadetes da Academia Militar da Força Aérea.
O Papa Francisco deslocou-se até ao avião da TAP, que estava adornado antes da partida com uma bandeira de Portugal e outra do Vaticano, sentado numa cadeira de rodas, tal como tinha acontecido quando chegou a Lisboa, na quarta-feira, e fez o caminho ao contrário.
Na despedida estiveram também vários membros do clero, incluindo o cardeal patriarca de Lisboa, Manuel Clemente, o cardeal Tolentino Mendonça e o presidente da Fundação JMJ Lisboa 2023, bispo Américo Aguiar.
O Papa chegou à capital portuguesa na quarta-feira para presidir à Jornada Mundial da Juventude (JMJ).