Isto é gozar com os pescadores!
Sou filha e neta de pescadores. Com muito orgulho. Foi o mar e o trabalho duro do meu pai, que nos deu, a mim e aos meus irmãos, condições para estudar e ter hoje um curso. O meu pai sempre dizia lá em casa: “Vocês que estudem para não terem que ir para o mar, que isto é vida que eu não quero para os meus filhos”.
Vem isto a propósito das recentes declarações do presidente do PS, Sérgio Gonçalves, de quem nunca se ouviu uma palavra sobre a pesca. Aliás, quando trabalhava para o Grupo Sousa sempre olhou para os pescadores com desdém e arrogância, e agora que quer votos...
Enfim. Depois de anos e anos a bloquear em Lisboa todas as propostas do PSD-Madeira e do Governo Regional para apoiar a renovação da frota de pesca da espada, fazendo pouco do trabalho dos pescadores, o PS vem agora prometer mundos e fundos para os pescadores da espada.
Sérgio Gonçalves diz que 1 milhão de euros para apoiar a compra de novas embarcações não é suficiente, quando toda a gente sabe que Governo Regional vai avançar com cinco milhões, repito 5 milhões!
Sérgio Gonçalves diz que se ganhar as eleições vai apoiar com mais dinheiro, quando o PS, que é governo em Lisboa, tinha todas as condições para transferir verbas do Orçamento de Estado para ajudar os pescadores e os donos dos barcos, e não o fez só para castigar as opções políticas dos madeirenses.
Sérgio Gonçalves diz que as actuais embarcações não têm condições, quando o PSD e o Governo Regional andam há anos a dizer isso mesmo em Lisboa, sem que o PS, o Bloco de Esquerda e o PCP, que governam o país há quase uma década, tenham feito alguma coisa para iniciar o processo de compra de novas embarcações.
Sérgio Gonçalves diz que podiam ser utilizadas verbas do Plano de Recuperação e Resiliência, quando ele próprio sabe que a União Europeia não permite que isso aconteça.
Sérgio Gonçalves diz, e diz, e vai dizendo. Mas no fundo, o que ele faz mesmo é gozar com os madeirenses, neste caso com os pescadores madeirenses. Não passarão!
Maria Jesús