Ataque informático afeta hospitais e clínicas em vários Estados dos EUA
Hospitais e clínicas em vários Estados nos EUA encontram-se a recuperar dos ataques que incidiram sobre os seus sistemas informáticos, forçando ao encerramento de serviços de urgência e desvio de ambulâncias.
Muitos serviços em instalações geridas pela Prospect Medical Holdings continuaram fechados na sexta-feira, enquanto os peritos de segurança procuram determinar a extensão do problema e resolvê-lo.
O conselheiro da Associação Americana de Hospitais para riscos e cibersegurança, John Riggi, disse que o processo de recuperação pode levar semanas.
O mais recente problema de segurança começou na quinta-feira em instalações geridas pela Prospect, que está baseada na Califórnia e tem hospitais nos Estados do Texas, Connecticut, Rhode Island e Pensilvânia.
Em termos gerais, a indústria dos cuidados de saúde foi a mais atacada por ataques informáticos no ano terminado em março, segundo a IBM.
A atração do setor para os piratas informáticos está na sua posse de informação sensível sobre os doentes e em dados sobre investigações científicas em curso, disse Riggi, um ex-especialista do FBI.