"Número de actos médicos em lista de espera é superior ao existente em 2015", diz a CDU
O candidato da CDU às Eleições Regionais de 2023, Ricardo Lume acusou o Governo de Miguel Albuquerque de falhar a promessa de reduzir as listas de espera para os actos médicos nesta legislatura, bem como de implementar tempos máximos de resposta.
"Lamentavelmente o número de actos médicos em lista de espera é superior ao existente em 2015, quando Miguel Albuquerque assumiu a presidência do Governo Regional", afirmou o comunista, numa iniciativa do partido junto ao Hospital Dr. Nélio Mendonça.
Lume recordou, a propósito, que "o propagandeado programa de recuperação de cirurgias esteve suspenso nos cinco primeiros meses de 2023"m, salientando que "os profissionais de saúde queixam-se que o SESARAM ainda não lhes pagou pelo serviço prestado neste programa de maio até à presente data".
O candidato da CDU referiu igualmente que "os tempos de resposta para os actos médicos continuam a não estar definidos", o que resulta numa "realidade dramática para milhares de madeirenses que esperam e desesperam por uma consulta ou uma cirurgia no SESARAM", sendo muitas vezes "empurrados para o negócio da doença, para verem resolvido o seu problema de saúde".
"O 'mentirume' do Governo Regional de Miguel Albuquerque e a inércia na resolução dos problemas de saúde dos madeirenses é também uma forma de favorecer os que lucram com o negócio da doença. Não podemos continuar com um Governo Regional que governa com base na mentira e nas falsas promessas. É necessário garantir um efectivo reforço do Serviço Regional de Saúde", rematou.