Será verdade que a PSP multa quem estaciona em cima do passeio no Lido, mas não os táxis?
Nos últimos dias, a PSP tem multado e, em vários casos, bloqueado automóveis mal estacionados na zona do Lido, no Funchal. Nas redes sociais, multiplicam-se os comentários de pessoas indignadas e acusam a polícia de não multar os táxis que, na praça que lá existe, estacionam em cima do passeio. Será verdade?
Perante as acusações, quisemos, primeiro, verificar se é verdade que a situação acontece e, segundo, acontecendo, a que se deve.
Contactos com pessoas, que passam frequentemente naquela zona, reforçaram a ideia de que a situação é real. Além disso, recorrermos a imagens do Google Maps, de 2021, 2018 e 2009. Em todas elas, é possível verificar que sim, existem táxis parcialmente estacionados em cima do passeio.
Assim, pedimos à CMF, entidade com a competência legal para definir os locais de estacionamento na cidade, incluindo as praças de táxi, e a forma como se pode estacionar, que nos esclarecesse o que está definido para aquele local.
Bruno Pereira, vereador com o pelouro do Trânsito, confirmou-nos que o estacionamento dos táxis em cima do passeio foi autorizado, “há muitos anos”, pela autarquia, a solicitação da AITRAM. Naquele local, acrescentou, o passeio é muito largo e o estacionamento parcial em cima do mesmo, em nada prejudica a mobilidade apeada. A autorização foi comunicada à PSP e mantém-se.
Assim, é verdade que os táxis da praça do Lido estacionam em cima do passeio e a PSP não multa. Mas é preciso dizer que esse estacionamento está autorizado pela entidade com competência para o feito, a CMF.