Madeira

Mala suspeita fechou Praça da Autonomia há 17 anos

Consulte neste ‘Canal Memória’ as edições de 2006, 2000 e de 2003

None

Corria o ano de 2006 quando, a 3 de Agosto, a presença de uma mala suspeita na Praça da Autonomia levou ao ‘encerramento’ do local para que a mesma fosse alvo de uma intervenção por parte de equipas especializadas.

No fim, o conteúdo da mala não passava de roupa. O caso gerou grande aparato no centro da cidade do Funchal. A Equipa de Inactivação de Engenhos Explosivos e Segurança no Subsolo (EIEXSS) da PSP foi chamada para tomar conta da ocorrência.

Tal como noticiado na edição de 4 de Agosto, foi estabelecido um perímetro de segurança em torno do objecto e um agente, através de cordas, abriu a mala, percebendo-se que no seu interior apenas estavam várias peças de roupa e outros objectos.

Feriado do aeroporto custa caro aos patrões

O Governo Regional decretou, em 2000, que a 15 de Setembro seria feriado regional para que a população assistisse à inauguração do novo aeroporto. No entanto, a 4 de Agosto, o DIÁRIO dava conta da insatisfações dos ‘patrões’ pelo aumento salarial de 3,5% que tal medida iria acarretar. Isto porque, segundo a lei, teriam de ser pagas horas extraordinárias aos trabalhadores que trabalhassem nesse dia, por exemplo, no sector do Turismo.

Paulo Fontes, na época secretário do Plano e Coordenação, considerava que esta era uma “data histórica” e que apenas aconteceria nesse ano.

Rua Dr. Fernão Ornelas reduzida

Foi há exactamente 20 anos que se iniciaram os trabalhos na Rua Dr. Fernão Ornelas com vista à sua redução. Ainda se lembra de como era a rua? A fotografia publicada na edição de 4 de Agosto de 2003 mostra como uma das principais artérias da cidade do Funchal era. Com duas faixas de rodagem, era possível estacionar no lado esquerdo da rua. Os trabalhos levados a cabo nesse ano fizeram com que apenas ficasse com uma faixa de rodagem. Só mais recentemente é que esta foi parcialmente encerrada ao trânsito.