STAD informa sobre cancelamento de greve em empresa da Madeira
O STAD (Sindicato dos Trabalhadores de Serviços de Portaria, Vigilância, Limpeza, Domésticas e Actividades Diversas) veio hoje a público, através de um comunicado de imprensa, informar do cancelamento da greve marcada para amanhã, dia 1 de Setembro, na empresa ‘Concha Prateada, Limpezas e Manutenção, Lda’.
Informa o STAD, que a referida empresa “pagou os salários de Agosto/2023 dentro do prazo estipulado na Lei e no CCT”, pelo que foi decidido cancelar a greve que estava convocada.
Segundo o sindicato, a referida empresa “desde o início deste ano que está a ser incumpridora da Lei e do CCT no pagamento atempado dos salários”, acrescentando que “todos os meses este sindicato tem requerido a intervenção da Inspeção do Trabalho”. Contudo, vinca, “todos os meses as trabalhadoras têm vivido o drama de não receber o salário a tempo de pagar as suas contas do dia-a-dia”.
“Depois de todas as advertências do sindicato à empresa, e aos organismos governamentais, ‘clientes da empresa’ que no fundo são co-responsáveis por esta situação, as trabalhadoras obtiveram a vitória depois de decidirem encetar formas de luta, mandatando o sindicato a convocar greve para o dia 1 de Setembro/2023, caso a empresa não tivesse pago o salário como manda a Lei e o CCT (último dia útil do mês)”, dá conta mesma nota, vincando: “Conseguiram uma grande vitória, porque já receberam o salário! Esta é uma justa exigência das Trabalhadoras e tem de ser o procedimento da empresa todos os meses. Pagar os salários, subsídio de férias e de Natal dentro dos prazos estipulados na Lei e no CCT, sem que seja necessário o recurso a formas de Luta, até porque há vários motivos que exigem o recurso à Luta dos Trabalhadores, para além do cumprimento da Lei e do CCT, estão ainda a Luta por melhores condições de vida e de Trabalho e por salários dignos que valorizem o trabalho e os trabalhadores.”