IL fala de “processos ineficientes e cunhas” na Madeira
A Iniciativa Liberal (IL), pela voz do número 3 da lista candidata às Eleições Regionais, Duarte Gouveia, veio hoje alertar, através de uma nota de imprensa, para “os processos ineficientes e as cunhas” na administração pública na Madeira.
“A informática não é uma ameaça para os funcionários públicos, é uma oportunidade”, refere o candidato, considerando que “a Madeira precisa de uma enorme modernização administrativa”.
“E quando falamos em modernização administrativa, normalmente falamos de informática, de tornar a informação automática, de tornar os processos mais rápidos. Mas na verdade, se os processos estiverem mal definidos, torná-los mais rápidos só vai piorar o problema”, acrescenta Duarte Gouveia, vincando: “Nós precisamos de uma reengenharia de processos, de engenharia organizacional, de eliminar os maus procedimentos organizacionais, o que é lento e ineficiente, aqueles processos que no fundo por funcionarem tão mal, levam a que as pessoas tendam a recorrer a cunhas. E isso é um mal terrível.”
Segundo partido, “quando falamos de modernização administrativa, de melhorar os procedimentos, falamos em transformar processos sequenciais em processos paralelos”. E fundamenta: “Ou seja, tudo que pode avançar sem ter dependência das decisões anteriores deve avançar, para que tudo possa funcionar mais depressa e de modo mais eficiente. E isso tem uma enorme vantagem também para o Estado, ou para a Região, que é permitir saber exatamente que serviços estão a precisar de mais reforço de recursos humanos ou de meios, para melhorar o funcionamento por causa da procura específica que existe nesse serviço”.