Primeira comunidade de energia criada na Região
Sistema foi instalado na Estalagem da Ponta do Sol pela FactorENERGIA
A FactorENERGIA apresentou esta quinta-feira, 31 de Agosto, a primeira Comunidade de Energia da Região Autónoma da Madeira. Trata-se de um sistema que permite garantir a sustentabilidade energética e a redução contínua das emissões de carbono.
A primeira Comunidade de Energia da Madeira está instalada no concelho da Ponta do Sol, mais concretamente na Estalagem da Ponta do Sol, permitindo fornecer novas fontes de energia limpa, acessível e renovável a três edifícios.
A apresentação do projecto ficou a cargo do director da empresa de serviços energéticos, Roberto Varela, ladeado pelo secretário regional de Economia e do Presidente do Governo Regional.
Na ocasião, o director da FactorENERGIA destacou os objectivos do projecto que representa um investimento de 70 mil euros.
Além de reduzir a nossa pegada de carbono e diversificar a nossa matriz energética, esta Comunidade de Energia Renovável abre a porta para futuros projetos semelhantes, e trará benefícios tangíveis para a nossa Região e médio e longo prazo. Criando oportunidades de emprego local, estimulando a inovação tecnológica e promovendo a educação e a sensibilização para as energias renováveis.
O primeiro Autoconsumo Coletivo Registado na RAM, realizado na Vila da Ponta do Sol permite partilhar a energia excedentária (não consumida localmente), produzida na Estalagem da Ponta do Sol, por três consumidores, nomeadamente o posto de abastecimento, o Wine bar The Old Pharmacy e o restaurante A Paróquia.