Iniciativa Liberal defende "política de gestão e estratégia de saúde preventiva"
A candidatura da Iniciativa Liberal reuniu-se com a Administração do Hospital Particular da Madeira. Após o encontro ficou assente que o Sistema Regional de Saúde "tem de funcionar como um todo, usando a capacidade instalada do sector público, do sector privado e do sector social".
"Só assim é possível acabar com as listas de espera e proporcionar mais e melhor saúde a todos os madeirenses", afirma Carla Chatterly, candidata número 2 da lista da Iniciativa Liberal Madeira às eleições legislativas regionais de 24 de Setembro.
Em nota emitida, o partido aponta que quer devolver às pessoas "o poder de escolha sobre os cuidados de saúde, permitindo que recorram à concorrência (privada, social ou pública) sempre que o seu prestador não cumpra com expectativas, como por exemplo forçando o paciente a listas de espera intermináveis".
Tão ou mais importante que fundos, é necessária uma política de gestão e estratégia de saúde preventiva. Um Sistema de Saúde é um modo de organização que relaciona o conjunto de instituições prestadoras de cuidados de saúde. No caso da RAM, é o conjunto de instituições oficiais, privadas e sociais contratualizadas ou convencionadas. IL-M
"A Saúde é um sector transversal à sociedade que deve ser visto como um projeto de longo prazo e com a colaboração e participação de todos: governo, cidadãos e todas as forças políticas. Assim, torna-se necessário um compromisso assente na necessidade de manter estável o SRS e em promover as alterações que lhe são necessárias, mudando obviamente o que se experimentar e não funcionar, no mínimo, durante dois ciclos eleitorais", pode ler-se no comunicado.
A Iniciativa Liberal revela que pediu uma reunião com o SESARAM, há meses, sendo que só agora receberam uma resposta com outro pedido: "Há meses a aguardar resposta, pediram-nos que assuntos pretendíamos abordar. Respondemos com brevidade e voltámos a ficar à espera".