Madeira

Madeira em 2030 quer reciclar 35% do lixo que produz

None

A Região actualmente apresenta uma taxa superior à média nacional, estando a reciclar 23% do seu lixo combatendo os 21% de Portugal Continental.

O objectivo principal é chegar aos 35% em 2030.

A Madeira produz por ano 130 mil toneladas de lixo, mas a ARM só recolhe nos 5 municípios 35 mil toneladas, sendo correspondente a 27%.

Atingimos 23% de taxa de reciclagem em resíduos, sendo que a meta era 22%. Estamos a falar de resíduos urbanos, produzidos nas nossas casas, temos de fazer a reciclagem” Susana Prada

Estes dados foram apresentados por Susana Prada, na apresentação do relatório plano de acção de estratégia resíduos urbanos da ARM.

A secretária do Ambiente inúmera ainda alguns dos objectivos na parte ambiental, sendo eles, diminuir a produção de resíduos urbanos, aumentar a recolha selectiva e aumentar as taxas de reciclagem.

A secretária do Ambiente considera que apesar de todos os municípios não estarem na ARM que este deve ser trabalho conjunto dos 11 municípios.

Este ano destina-se aos 5 municípios que pertencem à ARM, os outros 6 municípios que não entregam a gestão dos seus resíduos à ARM terão que fazer o seu próprio plano de acção.

Susana Prada afirma ainda que a produção de lixo aumenta quando a qualidade de vida “está em alta”, concluiu a secretária.