Sara Bettencourt obteve 19 valores em tese de doutoramento sobre o lixo marinho na Região
A investigadora do Mare-Madeira/ARDITI Sara Bettencourt obteve 19 valores na tese de doutoramento sobre o lixo marinho na Região, defendida na semana passada na Universidade Aberta. A sua tese foi acolhida pela ARDITI e pelo CENSE - Center for Environmental and Sustainability Research, tendo recebido financiamento através de uma bolsa de doutoramento da Fundação para a Ciência e Tecnologia.
A tese, apresentada em inglês sob o nome 'Enhancing public awareness and stimulating co-responsibility for marine litter in Madeira Island: a case study', valeu ainda um louvor e distinção. A investigadora tem percorrido diversas praias, avaliando e estudando as realidades locais referentes ao lixo marinho.
"O problema já é descrito como uma das principais preocupações ambientais a nível global, a par das mudanças climáticas, acidificação do oceano e perda de biodiversidade. Medidas individuais e colectivas, de uma escala local a global, são necessárias para limitar a presença de detritos nas praias e oceano. As alterações comportamentais são reconhecidas como fulcrais, uma vez que permitem um envolvimento a longo prazo com a questão", refere nota à imprensa.
A mesma nota explica que esta tese de doutoramento partiu do zero, uma vez que não existia qualquer qualquer estudo disponível sobre a quantidade, composição e distribuição do lixo marinho no Funchal, nem sobre a compreensão do tema pelos habitantes à data de início da investigação. Esses parâmetros foram investigados e o resultado deu origem a um programa educacional com o objectivo de melhorar a literacia sobre o tema e promover alterações no conhecimento, percepções e intenções comportamentais.
"Foram desenvolvidas intervenções para jovens, adultos e seniores, englobando diversas abordagens teóricas e práticas, com mais de 260 alunos e 150 utentes de centros de dia e universidades sénior do Funchal a participarem nas ações de sensibilização. No final, foram registadas alterações positivas e significativas no conhecimento e diferentes perceções e intenções comportamentais, com os participantes a reconhecerem a necessidade de preservar o oceano e a vida marinha", indica.