Candidaturas às Bolsas de Incentivo a partir de 15 de Agosto
A partir do dia 15 de Agosto, os estudantes da Universidade da Madeira podem candidatar-se às bolsas de incentivo no âmbito do Consórcio fosteam@south, enquadrados nos programas 'Impulso Jovens STEAM' e 'Impulso Adulto', que serão financiados através do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR). A candidatura acontece através de preenchimento de um formulário disponível no website da instituição.
"Desta forma, os novos estudantes, nacionais ou internacionais, que não tenham cumprido 23 anos até 31 de dezembro do ano que antecede a candidatura, que ingressem pela primeira vez no ensino superior e se matriculem num Curso Técnico Superior Profissional (CTeSP) ou Curso de Licenciatura disponibilizado pela Universidade no âmbito do fosteam@south, podem candidatar-se às “Bolsas de Incentivo Impulso Jovens STEAM” e usufruir de apoio financeiro anual equivalente ao valor da propina", explica este estabelecimento de Ensino Superior.
Há indicação de que, preferencialmente, 60% do número destas bolsas será atribuído a estudantes do sexo feminino com o objectivo de aumentar o número de diplomados do sexo feminino nas áreas STEAM (Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática).
O catálogo formativo do 'Impulso Jovens STEAM' da Universidade da Madeira inclui as Licenciaturas em Artes Visuais, Biologia, Bioquímica, Design, Engenharia Civil, Engenharia de Computadores, Engenharia Eletrónica e Telecomunicações, Engenharia Informática e Matemática, além do CTeSP em Gestão Alojamento, Promoção da Qualidade de Vida e Bem Estar da Pessoa Idosa, e Tecnologias Agroalimentares.
No que respeita às bolsas do 'Impulso Adulto', pretendem "promover a capacitação e a reconversão profissional de adultos nacionais ou com autorização de residência e destinam-se aos estudantes que tenham ingressado num curso de formação ao longo da vida (Cursos de Mestrado e Pós-Graduações). Podem ainda ser atribuídas, até ao limite de 50% do número de bolsas estabelecido para a formação, a estudantes em situação de desemprego, comprovada documentalmente através de inscrição em Centro de Emprego ou Declaração da Segurança Social".
Ao abrigo do programa PRR Impulso Adulto, a Universidade da Madeira vai disponibilizar bolsas de incentivo para as Pós-Graduações em Ciência Política e Relações Internacionais, Green and Digital Innovation, Serviço Social. Vai também disponibilizar apoios financeiros para os Mestrados em Gestão, Psicologia Clínica, Design e em Educação e Desenvolvimento Comunitário.
"O consórcio fosteam@south é liderado pela Universidade da Madeira e tem como copromotores as Universidades do Algarve, de Évora e Nova de Lisboa. Através deste projeto a universidade madeirense pretende aumentar o número de jovens estudantes em CTeSP e primeiro ciclo nas áreas STEAM, através da atribuição de bolsas e incentivos; aumentar a adesão de estudantes do sexo feminino, em especial nas áreas das TIC; reduzir a taxa de abandono escolar e aumentar o número de jovens do ensino superior. Pretende também atrair mais estudantes internacionais, em particular para as áreas STEAM e, ainda, aumentar o número de adultos empregados e desempregados em programas de capacitação e requalificação, de acordo com as necessidades dos empregadores, através de programas de pós-graduação e de programas curso de formação (micro-credenciais), incluindo a frequência de unidades curriculares isoladas", termina.