Hoje começa a maior festa Lusa na Diáspora e é madeirense
107.ª edição da famosa festa do Santíssimo Sacramento tem quatro dias
Hoje começa a maior festa portuguesa do mundo realizada na Diáspora e organizada pela comunidade madeirense de New Bedford, nos Estados Unidos da América.
Este ano acontece a 107.ª edição da famosa festa do Santíssimo Sacramento que esta tarde inicia-se com uma reunião dos membros do Comité da Festa, que depois vão em procissão até à Igreja de Nossa Senhora da Imaculada Conceição, onde haverá uma celebração e a benção do Santíssimo Sacramento.
São quatro dias de festa na qual participam madeirenses e seus descendentes oriundos dos mais diversos Estados da América. Este ano, o grande evento conta com um convidado de honra, que é o secretário regional da Saúde, Pedro Ramos, em representação do Governo Regional da Madeira.
O conselheiro das Comunidades Madeirenses nos Estados Unidos da América, Leonel Teixeira, explicou, ao DIÁRIO que, ao longo dos anos, o Club Madeirense S. S. Sacramento, Inc., de New Bedford, soube dar uma dimensão americana a esta grande festa e isto significa que a mesma não é só para aquele grupo étnico, pois naqueles dias todos nós somos madeirenses.
Aí é que radica a grande visão em fazer uma festa inclusiva, à qual todos gostam de ir, porque é boa, tem a gastronomia madeirense, tem o Vinho Madeira, tem a atmosfera ímpar que nela se criou, neste que é o maior evento da cidade de New Bedford, o maior evento da Nova Inglaterra e também a maior festa portuguesa no mundo.
Leonel Teixeira destacou ainda que não é um dia, nem dois, são quatro dias consecutivos que atraem muitas centenas de milhares de pessoas de todos os grupos étnicos, desde polacos, irlandeses, americanos, entre outros. "Naqueles dias todos se sentem madeirenses e compram um chapéu de palha, as camisolas pretas com a inscrição 'got Madeira?'" e essa é a "grande conquista e visão realizada ao longo dos 106 anos em que a festa se manteve".
Todos são muito bem-recebidos na maior festa portuguesa do Mundo. O evento instalado no Madeira Field conta com um vasto programa de entretenimento protagonizado por artistas americanos e portugueses . O emigrante madeirense James Gouveia é este ano o presidente da festa do Santíssimo Sacramento e lidera uma equipa de 30 membros do comité organizador do evento.