Rali Vinho da Madeira Desporto

64.ª edição do Rali vai hoje para a estrada

85 duplas estarão à partida numa prova com 15 classificativas

None

Esta manhã há Qualifying e Shakedown em Água de Pena

É já hoje, 3 de Agosto, que vai para a estrada a 64.ª edição do Rali Vinho da Madeira, organização do Club Sports da Madeira que se prolonga até sábado, 5 de Agosto, e prevê a disputa de 15 classificativas, divididas em duas etapas.

Com uma lista de 85 inscritos, o evento promete muita animação nas bonitas estradas da ilha, sempre emolduradas pelos muitos espectadores que fazem sempre questão de acorrer àquela que muitos apelidam a Festa.

Desportivamente, são muitas as razões para acreditar que este será um rali muito competitivo. Como favorito surge o vencedor da edição transacta e recordista de triunfos, Alexandre Camacho, com um Skoda Fabia Rally2 Evo. No entanto, são muitos os que de um lote de 22 pilotos com viaturas Rally2, têm potencial para subir ao degrau mais alto do pódio na tarde de sábado na baixa do Funchal, cidade anfitriã da prova.

Na disputa pelo triunfo absoluto estarão, entre outros, Giandomenco Basso, Miguel Nunes, Kris Meeke, José Pedro Fontes, Armindo Araújo, Ricardo Teodósio, Simone Campedelli num rol que junta pilotos com provas dadas internacionalmente aos principais protagonistas dos campeonatos nacional e regional da modalidade.

O interesse desportivo do evento surge também garantido em toda a extensão da caravana pois são muitos os concorrentes com hipóteses de se impor em disputas como a da classificação reservada aos pilotos com viaturas de duas rodas motrizes ou na Peugeot Rally Cup Ibérica, competição monomarca que inscreve 18 formações.

O primeiro dia de competição do Rali Vinho da Madeira contempla as habituais sessões de Treinos Livres (das 08h30 às 10h00), de Qualificação (das 10h30 às 11h00), sessão cronometrada que permitirá aos mais rápidos escolherem a sua ordem de partida e Shakedown (das 11h30 às 13h30), com base no troço de Água de Pena (3,35 km).  São 40 as equipas que estarão à partida para o Shakedown que se faz na Estrada dos Cardais, Santo da Serra e Água de Pena. Este mesmo percurso será também usado para os ‘treinos livres’ e para o Qualifying, a disputar por 18 equipas.

O rali, propriamente dito, tem início com a cerimónia de partida às 16h00, na Praça do Povo. Depois, ao final da tarde, é, também, no centro da capital madeirense que decorre o primeiro confronto entre os participantes, nos 2,18 km do troço espectáculo Cidade do Funchal (19h30), seguindo-se a entrada das viaturas no Parque Fechado.

O 64º Rali Vinho Madeira corre-se em 183,68 quilómetros cronometrados, das 15 Especiais de Classificação que o compõem, integradas num percurso total de 731,50 quilómetros. Tem sede na Escola Profissional Atlântico, Edifício Marina Fórum, no Funchal, e é pontuável, entre outros, para o Campeonato de Portugal de Ralis (CPR e CPR/2RM), e para o FIA European Rally Trophy (ERT).