Madeira

Moradores promovem abaixo-assinado e dizem "basta" a vacaria no Caniço

Grupo de cidadãos apresenta-se, esta tarde, junto da Secretaria Regional de Ambiente, para reivindicar acção do Governo. Conheça aqui os outros momentos que marcam a agenda desta quinta-feira

None

Um grupo de moradores da Mãe de Deus, no Caniço, realiza, esta quinta-feira, uma acção de protesto junto da Secretaria Regional de Ambiente, Recursos Naturais e Alterações Climáticas, 'em defesa da saúde pública' por causa do funcionamento de vacaria que existe, há mais de 30 anos, naquele sítio e que, segundo alegam, coloca em causa a saúde e a segurança da população. 

Com esta acção, o moradores contam chegar às entidades mais adequadas, de modo que vão proceder à entrega de um abaixo-assinado, onde manifestam, uma vez mais, o seu descontentamento e onde pedem medidas por parte do Governo Regional, no sentido de interceder pelo interesse destas pessoas, conduzindo à deslocalização daquela exploração pecuária para outro local, que não junto de habitações.

O 'protesto' está agendado para as 15 horas.

Conforme deu conta, ao DIÁRIO, Vera Gomes, esta exploração "está localizada em zona habitacional" e nos últimos tempos o impacto negativo que tem tido na saúde dos moradores das redondezas tem sido mais evidente, devido ao aumento do número animais que ali são mantidos, alegando estar "comprometida a saúde" das pessoas. Neste período de Verão, a presença constante de moscas e mosquitos é uma das queixas apontadas, bem como a emissão mais evidente de efluentes e de gases tóxicos. 

Vemos condicionada a nossa vida diária, não só por causa do mau cheiro, mas também pelos gazes que são emitidos. Não podemos usufruir de ar respirável, não podemos estar na nossa varanda, não podemos ter as janelas abertas, não podemos estar na rua a brincar com as nossas crianças. Não podemos fazer nada disso, porque o cheiro é de tal ordem intenso e incomodativo que temos de entrar em casa e fechar as portas e janelas. Temos a nossa liberdade totalmente condicionada.  Vera Gomes, porta-voz do grupo de moradores

A porta-voz do grupo de cidadãos nota que este abaixo-assinado "vem reforçar a posição assumida" por estes conjunto de moradores da Assomada, do Portinho e da Mãe de Deus, que dizem não estar a ser cumprida a lei sobre esta matéria, pedindo que seja tomada uma decisão definitiva e que o problema não se arraste por mais tempo. 

Após várias reuniões com o Executivo Municipal de Santa Cruz, Vera Gomes refere que, ainda há pouco mais de uma semana, voltaram à Câmara no sentido de perceber "o que estavam dispostos a fazer para mudar esta situação e ter em conta a saúde da população", algo que, conforme aponta, "não tem acontecido nos últimos anos". "Se eu estiver em casa, à janela, sinto náuseas e dores de cabeça intensas, certamente por causa dos gases tóxicos produzidos por este tipo de exploração", aponta. 

Depois desta tomada de posição junto da Secretaria Regional de Ambiente, o grupo de cidadãos prepara uma acção semelhante junto da Secretaria Regional de Agricultura, entidade que terá intervenção no licenciamento e na fiscalização daquela exploração, dada a sua natureza. "Talvez as vistorias que têm acontecido, não estejam a ser feitas da melhor forma ou da maneira mais correcta, é isso que vamos tentar apurar", atira. 

"Vamos a todo o lado que seja possível, para que as nossas necessidades sejam atendidas", reforça Vera Gomes, dizendo que "já basta" de colocar em causa a saúde das pessoas, por algo "que não faz sentido nos dias de hoje", tratando-se de algo que "a lei não permite. 

Ricardo Lume diz que "JPP, PSD e CDS põem em causa saúde pública da população" em Santa Cruz

A CDU esteve, hoje, a reunir com um conjunto de moradores do sítio da Assomada, freguesia do Caniço, que estão preocupados, e com a sua vida condicionada, pelo facto do Governo Regional PSD/CDS ter licenciado "com a conivência do executivo da Câmara Municipal de Santa Cruz do JPP, a continuação da actividade de uma vacaria  junto a uma zona residencial". 

Lembrando que já várias forças políticas se associaram a esta reivindicação, Vera Gomes aponta, inclusive, uma solução para facilitar a deslocalização da exploração para um local adequado, nomeadamente com recurso a fundos comunitários que diz existirem para esse fim. 

Chega exige novas instalações para vacaria do Caniço

O candidato pelo Chega, à presidência da Câmara Municipal de Santa Cruz, Nélio Gouveia, juntamente com a candidata à Junta de Freguesia, Maíza Fernandes, exigem providências urgentes para realocar a Vacaria localizada na Mãe de Deu, no Caniço. 

Mas há mais iniciativas e eventos na agenda desta quinta-feira

Política

Às 9 horas, tem início a reunião ordinária da Câmara Municipal de Santa Cruz, que esta semana se realiza nos Paços do Concelho.

Para as 11 horas está agendada uma iniciativa política da CDU, “para denunciar mais uma das mentiras do Governo Regional de Miguel Albuquerque”, apontam os comunistas. A acção desenvolve-se junto à antiga Escola de 2º e 3º Ciclos de São Jorge - Cardeal D. Teodósio de Gouveia.

Às 12 horas é a vez do JPP dar seguimento à sua agenda política, desta feita junto ao Centro de saúde de Santana.

Ventura visita a Madeira na próxima semana

Chega Madeira destaca "compromisso" do partido a nível nacional com a Região

À tarde, pelas 16 horasAndré Ventura, presidente do CHEGA, estará na Madeira para uma agenda repleta de iniciativas e encontros, o primeiro dos quais no Caniçal, onde vai encontrar-se com pescadores e armadores da Região. Para as 21h30 está previsto um jantar no restaurante ‘Pé na Água’, na ilha do Porto Santo.  

Arte e espectáculos 

No mundo da arte e dos espectáculos temos, na agenda desta quinta-feira, às 15 horas, o início do Festival das Artes TÚNEL 8, no Arco da Calheta, iniciativa que se prolonga até ao próximo domingo.

Calheta recebe Festival das Artes 'Túnel 8'

A Calheta acolhe, entre os dias 3 e 6 de Agosto, o Festival das Artes 'Túnel 8', uma iniciativa organizada pela Associação Cultural - Oficina de Ideias das Terras do Oeste (OITO), em parceria com a Câmara Municipal da Calheta e a Direção Regional das Artes (DG Artes).

Desporto

A jornada desportiva fica marcada pelo início do Rali Vinho da Madeira, com o Shakedown, na Estrada dos Cardais, a ter lugar entre as 11h30 e as 13h30, precedido da respectiva ‘Qualifying’ (das 10h30 às 11 horas) e dos ‘Treinos livres’ (das 8h30 às 10 horas).

Para as 16 horas está agendada a cerimónia de partida, na Praça do Povo. Às 18h30 haverá um novo momento, com a foto de grupo, com todos os pilotos da edição deste ano, na Praça CR7.

Às 19h30 tem início a 1.ª Prova Especial, na Avenida do Mar.

Saiba que efemérides marcaram este dia 3 de Agosto:

1492 - A armada de Cristóvão Colombo parte do porto andaluz de Palos, em direção à Índia. Chegará à América.

1842 - Primeira greve geral da era industrial. Dez mil mineiros ingleses juntam-se aos operários de North Staffordshire na luta por melhores salários. A paralisação atinge todos os setores da economia britânica.

1914 - Grande Guerra 1914-1918. A Alemanha declara Guerra à França e invade a Bélgica.

1946 - Portugal apresenta o pedido de adesão à ONU, candidatura que é recusada devido à natureza ditatorial do regime.1959 -- Massacre do Pidjiguiti, na Guiné, sob administração portuguesa. As autoridades coloniais ordenam a carga policial sobre os trabalhadores do porto de Bissau, em greve. Morrem 50 pessoas.

1961 - É apresentado o Renault 4, no Salão Automóvel de Paris.

1968 - Oliveira Salazar cai de uma cadeira, no Forte de Santo António do Estoril. O agravamento do estado de saúde acusará a existência de um hematoma cerebral.1969 -- Irlanda do Norte. Aumento da violência em Belfast leva o Governo de Londres a destacar o exército para a região, onde chegará no dia 14 de agosto.1972 -- Greve dos estivadores no Reino Unido. A falta de abastecimento de bens essenciais leva o Governo a decretar o estado de emergência.1978 -- Assassínio de Azzedina Kalak, dirigente da OLP.

1981 - É criado o Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM).

2002 - A Turquia revoga a pena de morte e reconhece os direitos culturais dos curdos. As propostas são aprovadas com a oposição do Partido da Ação Nacionalista.

2004 - Lançamento da nave Messenger para investigar a possível presença de gelo em Mercúrio, a sua geologia e os seus campos magnéticos, o planeta mais próximo do Sol.

2007 - Entra em vigor a nova Lei da Imigração.

2014 - O Banco de Portugal anuncia o fim do Banco Espírito Santo, um plano de capitalização de 4.900 milhões de euros e a separação dos ativos tóxicos ('bad bank') dos restantes que ficam numa nova instituição, o Novo Banco.

2020 - O rei emérito de Espanha, Juan Carlos I, deixa o país, perante a repercussão pública das investigações sobre os seus alegados fundos em paraísos fiscais.

Pensamento do dia:

Não gosto do trabalho, ninguém gosta; mas gosto do que é no trabalho a ocasião de se descobrir a si próprio. Joseph Conrad (1857-1924), escritor inglês de origem polaca