Regionais 2023 Madeira

JPP diz que "Governo fecha e abandona escolas jogando dinheiro público no lixo"

None

“É completamente lamentável o estado de degradação da antiga escola Clemente Tavares, em Gaula, após o abandono da infraestrutura pelo Governo Regional, um ano após ter sido encerrada”, referiu Lina Pereira, porta-voz da iniciativa do JPP esta manhã, em Gaula.

Após um processo de fusão de escolas que provou a trapalhada da Secretaria Regional da Educação que, “primeiramente, comprometeu-se a não encerrar a escola e, meses depois, vem o Secretário Regional anunciar que será encerrada” hoje, um ano depois, “é com enorme tristeza que comprovamos o estado de degradação desta infraestrutura paga com o dinheiro de todos nós, depois de termos recebido várias fotografias de pessoas indignadas com a situação”, lamentou a candidata do JPP às eleições de setembro.

A situação agrava-se quando “facilmente, qualquer pessoa tem acesso ao edifício tendo sido o próprio Governo Regional a encerrar esta infraestrutura, deixando-a ao abandono, edifícios com boas condições, bons espaços para atividades diversificadas e facilmente adaptáveis a diferentes públicos-alvo”, referiu.

“As imagens valem mais do que mil palavras. Uma escola com todas as condições agora completamente vandalizada, com vidros partidos, equipamentos estragados, espaços completamente abandonados, documentos espalhados pelo chão com informações que poderão ter dados sensíveis, quanto será necessário investir para a sua recuperação?”, indagou.

A candidata reforça a necessidade de respostas naquela localidade para a população idosa, sendo este “um exemplo claro do uso que a infraestrutura poderia estar a ter. Existem várias associações que poderiam estar a utilizar o espaço, conservando-o. Ou até mesmo as instituições públicas como as autarquias. Porque escolhe o Governo abandonar estes edifícios e deitar dinheiro público no lixo?”, questionou.

“Aliás, foi compromisso deste Governo Regional reabilitar escolas desativadas para a utilização de idosos mas aqui, o que temos, é uma soma de edifícios abandonados tal como já acontece com a antiga escola do Rochão, na Camacha, há vários anos”, reforçou.

Lina Pereira defendeu que é “urgente um levantamento sério do conjunto de infraestruturas do Governo Regional que se encontram fechadas, ao abandono, e adequá-las às necessidades da população local, sendo este um dos desígnio do Programa de Governo do JPP.

“Num momento em que as famílias apertam cada vez mais o cinto, onde o poder de compra diminui e o custo de vida aumenta dia após dia, como pode o Governo Regional continuar a jogar dinheiro do erário público no lixo desta maneira?”, concluiu.