Madeira

Comissão de Defesa chega à Madeira no dia das eleições

Deputados visitam as Ilhas Selvagens e as instalações militares da Madeira

None

A Comissão de Defesa Nacional da Assembleia da República tem agendada uma visita à Região que começa no dia 24 de Setembro.

A data escolhida pela comissão presidida pelo socialista Marcos Perestrello para se deslocar à Madeira é precisamente o dia das Eleições Legislativas Regionais.

Os deputados têm a chegada prevista para tarde do dia 24 de Setembro, quando estão a encerrar as assembleias de voto e seguem para as Ilhas Selvagens num navio da Marinha, provavelmente uma fragata ou um navio patrulha oceânico.

O programa, que ainda não está disponível, prevê pernoitar no navio e regressar à Madeira na manhã de segunda-feira, a bordo de um helicóptero Merlin.

Na segunda e na terça-feira, a Comissão de Defesa Nacional vai visitar instalações militares na Madeira, ao que tudo indica o Comando Operacional, o RG3 e a instalação de radar do Pico do Areeiro.

Um programa normal para uma comissão especializada em assuntos de Defesa que no entanto corre o risco de ter muito pouca participação regional, uma vez que coincide com as eleições.

A própria recepção aos deputados, normalmente feita pela Assembleia Legislativa e pelo Governo Regional, pode estar em causa, uma vez que todos os estão envolvidos nas eleições.

Na segunda-feira, também deverá haver grande dificuldades para contactos, sobretudo com o parlamento regional que só tem em funcionamento a comissão permanente, uma vez que só regressa ao trabalho quando tomarem posse os novos deputados, o que deverá acontecer em Outubro.

A escolha destas datas para a visita pode ter sido consequência de, na Comissão de Defesa, não haver um único deputado da Madeira.

No entanto, o presidente, Marcos Perestrello, tem uma longa experiência, de governo e parlamento. Foi chefe de gabinete do ministro da Administração Interna, ministério que gere o processo eleitoral, secretário de Estado da Defesa Nacional em dois governos e deputado nas X, XII, XIII e XIV legislaturas.

Comissão de Defesa Nacional

Composição - efectivos

Marcos Perestrelo (PS) – presidente

António Prôa (PSD) – vice-presidente

Rodrigo Saraiva (IL) – vice-presidente, coordenador IL

Diogo Leão (PS) – coordenador PS

Dora Brandão (PS)

Francisco César (PS)

Hugo Oliveira (PS)

Ivan Gonçalves (PS)

Joana Sá Pereira (PS)

Manuel dos Santos Afonso (PS)

Maria da Luz Rosinha (PS)

Miguel dos Santos Rodrigues (PS)

Ricardo Lino (PS)

Sérgio Ávila (PS)

Carlos Eduardo Reis (PSD)

Cristiana Ferreira (PSD)

Helga Correia (PSD)

Joaquim Pinto Moreira (PSD)

Jorge Paulo Oliveira (PSD) – coordenador PSD

Olga Silvestre (PSD)

Rui Vilar (PSD)

Pedro Pessanha (Chega) – coordenador Chega

Jorge Dias (PCP) – coordenador PCP

Joana Mortágua (BE) – coordenadora BE