Chega defende urgência na criação de um novo modelo fiscal para a Região
Partido lamenta "enorme pressão financeira" que recai sobre a população madeirense
A redução da carga fiscal é uma das bandeiras da candidatura do Chega Madeira às eleições legislativas regionais.
O cabeça-de-lista do partido, Miguel Castro, considera ser "fundamental que o governo que emergir das eleições de 24 de Setembro dedique uma parte considerável do seu foco e energia à criação de um novo modelo fiscal para a Região, o qual não só deve incluir as ferramentas que já estão ao dispor na Região, mas também introduzir novos elementos, que tenham por fim último aliviar a enorme pressão financeira que hoje recai sobre as populações e permitir à Madeira e ao Porto Santo serem, efectivamente, zonas de criação de riqueza para todos".
Miguel Castro propõe a adopção de três medidas no âmbito fiscal, "ferramentas úteis para o progresso financeiro da Região", nomeadamente: “Baixar as taxas associadas ao consumo de água e electricidade, de forma a aliviar as exigências financeiras que recaem sobre as famílias. Aplicar ao máximo o diferencial fiscal que é permitido pela lei, em especial em sede IRC e de IVA, o que traria vantagens imediatas adicionais para quem trabalha, assim como para as empresas, as quais, certamente, iriam ser reflectidas no aumento na qualidade de vida. A criação de um sistema fiscal próprio para a Madeira e o Porto Santo":
Acreditamos que é possível e importante promover um diálogo interpartidário e um verdadeiro clima de colaboração com a República de forma a instituir, na Madeira, um sistema fiscal próprio, o qual, por exemplo, poderia ter por objectivo estender a todo o território da Região as condições fiscais que estão em vigor no Centro Internacional de Negócios da Madeira. Não só sentimos que tal medida é perfeitamente possível, mas também acreditamos que a mesma poderia ajudar significativamente e atrair mais investimento, o que, por sua vez, iria gerar melhorias inquestionáveis nos salários e das condições de vida. Chega Madeira