'Somos Madeira' sublinha "qualidade do ensino na Região"
Coligação lembra medidas de apoio aos estudantes no rescaldo da divulgação das colocações no ensino superior
A candidatura 'Somos Madeira' sublinha que o número elevado de entradas dos candidatos madeirenses no ensino superior revela a qualidade da Educação.
“É com enorme regozijo que testemunhamos que 91% dos alunos madeirenses conseguiram colocação na Universidade, o que revela a qualidade do ensino na Região e o bom resultado do seu empenho e brio. E é com enorme satisfação que podemos dizer que, ao seu dispor e diante das dificuldades que assolam algumas famílias, o Executivo tem uma série de medidas para mitigar estes efeitos”, afirmou Jéssica Faria.
Em nota enviada pela coligação, a candidata às Regionais 2023 refere o "aumento das bolsas de estudo" atribuídas pelo Governo Regional, “cujo valor subiu 20% e para as quais esta candidatura defende uma revisão com vista ao seu reforço em diversas vertentes” e enalteceu “a manutenção do passe sub23 para os universitários na Madeira, uma responsabilidade da República e que teve de ser assumida pelo Governo Regional, num investimento anual de cinco milhões de euros”.
Jéssica Faria mencionou também o programa 'Estudante InsuLar', do qual "10 mil alunos da Madeira já beneficiaram e que, tendo sido reforçado nos últimos anos, já fez com que as famílias madeirenses poupassem 20 milhões de euros”.
A coligação 'Somos Madeira' é a única que defende a equidade no acesso ao ensino superior, através da aplicação de um contingente nas residências universitárias, da gratuitidade dos transportes terrestres e do aumento da dedução fiscal para as rendas dos estudantes que irão para território continental, no chamado Estatuto do Estudante Deslocado. Jéssica Faria, candidata 'Somos Madeira'