Viagem a Marrocos com balanço positivo
Ligação aérea directa da Binter termina a 3 de Setembro. Operação deverá continuar no próximo Verão
Oito agentes de viagens da Madeira passaram quatro dias em Marraquexe a convite da Solférias e do Turismo de Marrocos. A 'Fam Trip' termina com a certeza de que o destino é "fascinante"
Os oito agentes madeirenses que participaram na viagem de familiarização a Marraquexe, promovida pela Solférias e o Turismo de Marrocos, não têm dúvidas de que a mesma servirá para melhor aconselhar os próximos visitantes sobre o destino descrito como “magnifico”, “fascinante” e “enriquecedor”.
Ontem, no Aeroporto de Marraquexe, prestes a embarcar no voo NT951 com destino à pista de Santa Catarina, Ivo Batista do departamento Comercial do operador, fez um balanço aos quatro dias da 'Fam Trip': “A viagem correu dentro do expectável, correu bem. Tivemos a hipótese de fazer um programa diversificado, um bocado cansativo devido ao calor que se faz sentir, mas diversificado com o objectivo de dar a conhecer uma grande parte de Marraquexe, desde a vida nocturna, os passeios e os jantares temáticos com animação. Portanto, o saldo é claramente positivo, esperamos que, em breve, possamos trazer mais agentes de viagens da Madeira para dar a conhecer este produto”.
A acção de promoção em Marrocos teve início na quinta-feira, 24 de Agosto, e juntou as agências “top de vendas da Solférias na Madeira”, Blandy Travel, Wamos/Top Atlântico, A Venda das Viagens, Intertours, Ponto de Encontro Viagens, Orbita viagens, Solviagem e MadeiraViagens. Os participantes tiveram a oportunidade de realizar programa variado com excursões a locais típicos do destino, como à Praça Jemaa El Fna, à cidade Essaouira e ao deserto de Agafay. A expectativa, realça Ivo Batista, é que a experiência resulte num aumento da “procura e do conhecimento dos agentes sobre o destino”.
“No geral gostei bastante do programa porque nos deu dicas para orientarmos melhor os clientes sobre o destino”, afirma Helena Castro da A Venda das Viagens, que explica que “é completamente diferente falar de um destino na teoria e falar de um destino tendo lá estado”.
“Há certas dicas preciosas que não conseguimos transmitir se não tivermos estado no destino”, reitera.
Raimundo Teixeira, da Intertours, enaltece a oportunidade de a Madeira estar ligada a Marrocos: “Quem tiver a oportunidade de conhecer Marrocos deve aproveitar o voo directo da Binter Canárias e conhecer o destino, que fica tão perto da Madeira e é magnífico. Foi uma experiência brutal”.
"A minha ideia sobre Marrocos mudou completamente, tinha a ideia de que era uma cultura totalmente fechada, mas é totalmente ao contrário, temos uma grande liberdade, há muito respeito”, descreve.
Ana Maria, da Blandy Travel, aconselha uma viagem de quatro dias "para quem já conhece o destino", lembrando que o programa de actividades "tem de ser muito bem planeado", de forma a que o turista consiga ver as principais atracções. Já para aqueles que nunca tenham estado em Marrocos, o ideal será "ficar mais tempo", sete dias.
A representar a Solviagens, Nádia Ribeiro, confessa que "cada dia da viagem foi muito interessante e enriquecedor", em especial porque o guia turístico "explicou a história e a cultura do país, esclarecendo as dúvidas do grupo".
A vendedora de serviços de viagens turísticas lembra que os horizontes podem voltar a abrir-se em Marrocos, já que os visitantes têm a possibilidade de conhecer outras cidades, como Agadir, Casablanca e Essouira.
Helena Pereira, da MadeiraViagens, destaca o sentimento de segurança em Menara: "Achei muito importante o controlo no aeroporto. A mala passa pelo equipamento de Raio-X à entrada e à saída do aeroporto, esse controlo permite ao turista ter uma segurança extra. Há, de facto, muita segurança, o que é óptimo, não estava à espera disso".
Pela Ponto de Encontro Viagens, Bruna Fernandes, afiança que "a experiência foi incrível", muito pela possibilidade de "conhecer culturas novas".
Dalila Ascensão atesta que as diferenças culturais surpreendem pela positiva e garante que vai "usar do entusiasmo da viagem para cativar os clientes" da Wamos/Top Atlântico.
Susana Ferreira, da Orbita Viagens, confessa que adorou a 'Fam Trip', considerando o destino "fascinante".
"Marraquexe é um destino ideal para casais, tem um clima estupendo, está em expansão, tem bons hotéis, bons restaurantes e actividades maravilhosas", refere.
A actividade mais recomendada pelos profissionais que experienciaram o destino é a excursão no Deserto de Agafay, segue-se a visita à Praça Jemaa El Fna e o jantar temático com espectáculo no restaurante Chez Ali.
A gastronomia tão ímpar, completamente diferente do mundo ocidental, foi a que causou mais estranheza, ainda assim, o grupo indica que faz parte da experiência de Marrocos e aconselha os visitantes a escolher muito bem os locais onde vão realizar as refeições.
Operação da Binter deverá continuar no próximo Verão
Questionado sobre o propósito de realizar a ‘Fam Trip’ numa altura em que a operação está prestes a terminar, o representante da Solférias realça que há todo o interesse em dotar os profissionais que vendem o produto ao consumidor final de conhecimentos sobre os destinos: “Este tipo de viagem nunca é despropositada seja em que altura for. Os agentes de viagens têm a hipótese de viver o destino, são experiências que lhes vão ficar para sempre, portanto, caso a operação continue no próximo mês ou no próximo ano, essas vivências e essas memórias vão lá estar, dessa forma vão poder aconselhar muito melhor o cliente”.
A boa notícia é que há uma forte probabilidade de a Binter voltar a oferecer a ligação aérea directa entre Madeira e Marrocos em 2024, isto porque já há viagens reservadas junto das agências regionais. Com início em Julho, quando estavam disponíveis 5.000 lugares, a operação de Verão chega ao fim a 3 de Setembro. Até lá restam apenas quatro frequências e 288 lugares.
Os indicadores que temos por parte da Binter é de que a operação vai continuar. Acredito que a Binter vai manter os voos nas alturas em que estão a decorrer este ano, durante o Verão, e tal como aconteceu no ano passado. Ivo Batista, Solférias
Confira alguns dos momentos da viagem a Marrocos