Festa do PS com intervenções políticas e actuações de Tony Carreira, Calema e Miro Freitas
O evento realiza-se, hoje, na Madalena do Mar
É já hoje que se realiza a festa de Verão do PS-Madeira na Madalena do Mar.
O evento será repartido entre as intervenções políticas e a animação musical, trazendo à Madeira dois dos grandes nomes do panorama artístico nacional: Tony Carreira e os Calema.
De acordo com o presidente e cabeça-de-lista dos socialistas, Sérgio Gonçalves, este será um momento alto de mobilização e de união do PS em torno do objectivo de concretizar a alternância governativa na Região nas eleições do próximo dia 24 de Setembro.
O socialista destaca também a vinda do secretário-geral adjunto do partido, João Torres, como um sinal claro e importante do empenho e do envolvimento da direcção nacional do PS neste projecto de mudança da Madeira.
“O PS é o único partido com ideias e com soluções para os problemas e desafios que se colocam à Madeira", assinala, apontando como áreas prioritárias a saúde, a habitação, a redução de impostos, a valorização dos rendimentos dos madeirenses e a gratuidade da escolaridade obrigatória.
A festa do PS-Madeira começa às 11h00, estando a chegada do presidente do partido agendada para as 12h00 e as intervenções políticas para as 14h00. Usarão da palavra o líder dos socialistas madeirenses , Sérgio Gonçalves, o secretário-geral adjunto do PS, João Torres, a presidente da Câmara da Ponta do Sol e mandatária da candidatura, Célia Pessegueiro, e a mandatária para a Juventude, Patrícia Agrela.
Quanto à animação, destaque para a actuação do conhecido cantor romântico Tony Carreira e da dupla de irmãos são-tomenses Calema, que certamente atrairão ao local vários milhares de pessoas. A estes artistas que estiveram recentemente na Região, junta-se o talento madeirense de Miro Freitas, dos Amigos da Música, do grupo Seca Pipas e de vários DJs.
Tudo isto, num ambiente de arraial popular madeirense, onde não faltam as tradicionais barraquinhas de comes e bebes com as iguarias típicas da Região. A entrada é livre.
Saiba que outros assuntos marcam a agenda deste domingo:
A 7.ª edição do Hospital dos Pequeninos realiza-se, das 9h00 às 17h00, no Museu da Imprensa da Madeira.
Às 10h00, o Marítimo defronta o Benfica para o Campeonato Nacional da I Divisão Sub-17, no Complexo Desportivo do Marítimo.
A VII edição ‘Drive It Day – Clássicos da Revolução de Abril, 2023’ decorre, das 10h00 às 16h00, na Praça do Fórum Machico.
O presidente do Governo Regional, Miguel Albuquerque, visita, pelas 10h30, em Câmara de Lobos, o campo de futebol de formação do Ribeiro Real.
A CDU realiza uma iniciativa, às 11h30, no Centro do Jardim da Serra, (junto à sede da Junta de Freguesia), na qual participará Edgar Silva.
A candidatura 'Somos Madeira' leva a cabo uma iniciativa, às 15h00, junto à Empresa de Automóveis do Caniço, na Vargem - Caniço.
Pelas 15h00, o Portosantense joga frente ao AD Camacha para o Campeonato de Portugal, no Campo Municipal da Ribeira Brava.
Também às 15h00, o Pevidém tem encontro marcado com o Marítimo B para o Campeonato de Portugal, no Parque de Jogos Albano Coelho Lima.
Prosseguem as Festas de São Vicente, com Missa Solene em honra do Santíssimo Sacramento, às 16h00, seguida de procissão, e a actuação da Banda Filarmónica de São Vicente, às 18h00.
Realiza-se, pelas 21h00, a XVIII Semana Europeia do Folclore e a Festa do Vinho da Madeira, no Auditório do Jardim Municipal - Funchal.
Principais acontecimentos registados no dia 27 de Agosto:
1521 -Morre, com 71 anos, o compositor Josquin des Prez, Després, responsável pela fixação da estrutura da Missa e pela renovação da polifonia.1576 - Morre Tiziano Vecellio, artista veneziano da Renascença.
1611 - Morre o compositor espanhol Tomás Luiz de Victoria, referência na polifonia ibérica do século XVI.
1635 -Morre, com 72 anos, o dramaturgo espanhol Lope Félix de Vega Carpio.1660 -- Carlos II de Inglaterra ordena a morte de John Milton, acabando por comutar a pena, pela idade avançada e a cegueira do escritor que viria ainda a produzir a obra-prima "Paraíso Perdido".1664 -- Morre, com 65 anos, o pintor espanhol Francisco de Zurbarán, autor da série os Apóstolos, da coleção do Museu Nacional de Arte Antiga, em Lisboa.1770 - Nasce o filósofo alemão Georg Wilhelm Friedrich Hegel.1862 - Giuseppe Garibaldi, patriota italiano, é capturado à entrada de Roma.1885 - Nasce o cineasta alemão Georg Willhelm Pabst , realizador de "Lulu" e de "A Boceta de Pandora".1890 - Nasce o fotógrafo e artista plástico norte-americano Emmanuel Radnitzky, Man Ray, nome maior do surrealismo.1912 - Aparece a primeira aventura de Tarzan, de Edgar Rice Burroughs, redactor publicitário de Chicago.1914 - Grande Guerra 1914-1918. O exército alemão ocupa Lille, em França.1928 - É assinado o Pacto Kellogg-Briand ou Pacto de Paris, pelo secretário de Estado dos Estados Unidos, Frank B. Kellogg, e pelo ministro das Relações Exteriores da França, Aristide Briand, que impõe a renúncia da guerra e a preferência por negociações em caso de conflito.1939 - II Guerra Mundial. A três dias da invasão da Polónia, que marca o início do conflito, a Alemanha nazi reivindica Danzig e o corredor polaco.- Primeiro voo, em teste, de um avião a jato.1950 -- Morre, aos 41 anos, o escritor italiano Cesare Pavese, autor de "O Camarada", "Noites de agosto".1961 - Ben Khedda forma governo provisório na Argélia.1965 - Morre o arquiteto de origem suíça Charles-Édouard Jeanneret, Le Corbusier, pioneiro das modernas teorias de urbanismo. Tinha 77 anos.1967 -- Morre, com 32 anos, Brian Epstein, o primeiro agente dos Beatles.1971 - Falha um golpe de estado no Chade e o Governo acusa o Egito de o ter fomentado.
1974 -É publicada a regulamentação da Lei da Greve, Decreto-Lei n.º 392/74.
1975 - Vinte e quatro jornalistas do Diário de Notícias são expulsos em plenário de trabalhadores.1979 - Louis Francis Albert Victor Nicholas, Lord Mountbatten, bisneto da Rainha Vitória, morre num atentado do IRA. Tinha 79 anos1984 - O Pavilhão dos Desportos, em Lisboa, passa a designar-se Pavilhão Carlos Lopes.
1989 - José Garcia conquistou o bronze em 1989 na Bulgária em K1 10.000, primeira medalha de canoagem em campeonatos do Mundo.1991 - O dirigente soviético Mikhail Gorbachov anuncia a realização de eleições diretas e universais para a Presidência da URSS.- A República da Moldávia proclama a independência.1992 - A subcomissão dos Direitos do Homem da ONU aprova a resolução que condena a Indonésia pela violação dos direitos humanos em Timor-Leste.
1998 -- O Departamento Central de Investigação e Acção Penal (DCIAP) é criado pela Lei a n.º 60/98, de 27 de agosto, que aprova o Estatuto do Ministério Público.
2003 - Abre a 60.ª edição do Festival de Cinema de Veneza com a exibição de "Um Filme Falado", de Manoel de Oliveira.
- O planeta Marte atinge a maior proximidade da Terra, nos últimos 60 mil anos, passando a 55,76 milhões Km. O fenómeno voltará a repetir-se no final do século 23.
2004 - O governo português dá orientações às autoridades portuárias para que o barco Born Diep, da organização Women on Waves, defensora da descriminalização da prática de aborto, não entre em águas territoriais portuguesas.
- O Presidente dos EUA, George W. Bush, assume ter avaliado mal as consequências da invasão do Iraque, numa entrevista ao New York Times.
2005 - Presidente do parlamento iraquiano anuncia que curdos e xiitas chegam a acordo sobre propostas dos sunitas para a futura Constituição do Iraque.
- O Exército dos Estados Unidos liberta mil prisioneiros detidos na prisão de Abu Ghraib, em Bagdad, em resposta a um pedido do governo Iraquiano.
2006 - A série "24" conquista os prémios de melhor série dramática, melhor ator e melhor realização, da 58.ª edição dos prémios Emmy.
- Morre, aos 116 anos, Maria Esther de Capovilla, equatoriana, considerada a pessoa mais velha do mundo, segundo o Guinness.
2007 - O atleta português Nelson Évora sagra-se campeão mundial do triplo salto, com a marca de 17,74 metros à terceira tentativa, que lhe permitiu melhorar em 23 centímetros ao seu antigo recorde nacional.
- O escritor moçambicano Mia Couto vence o "V Prémio Passo Fundo Zaffari & Bourbon de Literatura", com o romance "O outro pé da sereia", atribuído na abertura da XII Jornada Nacional de Literatura, em Passo Fundo, no Rio Grande do Sul, Brasil.
- Morre, com 69 anos, Dris Basri, antigo homem forte do regime marroquino, braço direito do falecido Rei Hassan II de Marrocos.
2008 -- Morre o editor discográfico Manuel Simões, que lançou nomes do fado como Alfredo Marceneiro e Anita Guerreiro. Tinha 91 anos.
2009 - Morre Fernando Guerra Bordalo, antigo presidente da Câmara Municipal de Figueira de Castelo Rodrigo, nomeado antes do 25 de Abril de 1974 e eleito em 1989. Tinha 76 anos.
- Morre, aos 96 anos, Serguei Mikhalkov, escritor e poeta soviético, autor da letra do hino da antiga URSS.
2011 - Morre Victor Serra, um dos membros fundadores da Associação José Afonso e do Círculo Cultural de Setúbal, aos 60 anos.
2012 -- O sul-africano Oscar Pistorius torna-se o primeiro atleta amputado (perdeu as duas pernas) a participar num mundial de atletismo. O atleta corre com auxílio de duas próteses em fibra de carbono.
- Morre, com 78 anos, Augusto de Carvalho, jornalista, primeiro delegado da Agência Lusa em Maputo e terceiro diretor do semanário Expresso.
2014 - Na Ucrânia, rebeldes abrem novo corredor e conquistam Novoazovsk. Petro Poroshenko, Presidente da República, acusa a Rússia de enviar tropas e ter levado a cabo uma invasão.
- A Marinha portuguesa recolhe 18 imigrantes oriundos de África, presumivelmente de nacionalidade argelina, que viajavam numa embarcação no sul de Espanha.
2015 - O Belenenses qualifica-se pela primeira vez na sua história para a fase de grupos da Liga Europa em futebol, ao empatar a zero na receção aos austríacos do Altach, na segunda mão do 'play-off'.
- O argentino Lionel Messi, do FC Barcelona, é eleito o melhor futebolista a atuar na Europa na época 2014/15, tornando-se o primeiro jogador a repetir a vitória no "UEFA Best Player in Europe Award".
- O Tribunal Constitucional considera inconstitucional a norma do novo regime do Sistema de Informação da República Portuguesa que permite aos agentes das 'secretas' o acesso a metadados das comunicações. A fiscalização foi pedida pelo Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva.
- O Governo aprova, em Conselho de Ministros, o Estatuto do Pessoal com Funções Policiais da Polícia de Segurança Pública e o diploma que clarifica a passagem à reserva e reforma dos militares da Guarda Nacional Republicana, harmonizando-o com o regime aplicável aos militares das Forças Armadas.
2017 - O português Fernando Pimenta sagra-se campeão do mundo de K1 5.000 metros, ao vencer a prova dos Mundiais de canoagem, em Racice, na República Checa.
- O pugilista norte-americano Floyd Mayweather regressa aos ringues de boxe com uma vitória por "knockout" técnico contra o lutador irlandês de artes marciais mistas Conor McGregor, num combate muito aguardado.
2019 - Morre, aos 95 anos, Dawda Kairaba Jawara, primeiro Presidente da Gâmbia independente.
2020 - O Governo anuncia que todo o território continental passa a situação de contingência a partir de 15 de setembro devido ao regresso às aulas e ao trabalho
O exército chinês lança dois mísseis para o Mar do sul da China, incluindo um "destruidor de porta-aviões", que analistas sugerem ter como alvo as forças norte-americanas na região.
- Morre, aos 87 anos, Manuel Lopes da Costa, diplomata, foi embaixador em Moçambique e na Irlanda.
Este é o ducentésimo quadragésimo dia do ano. Faltam 126 dias para o termo de 2023.
Pensamento do dia:
"Dai-me a liberdade absoluta de pensar, falar e argumentar de acordo com a minha consciência, acima de todas as liberdades". John Milton (1607-79), escritor inglês