PS diz que governo "negligenciou o sector das pescas"
O presidente do PS-Madeira deu conta que a frota de espadeiros conta com 23 embarcações e que são cerca de 240 pescadores que se dedicam a esta actividade tradicional, "sem que tenham condições dignas para tal, já que muitos barcos não têm nem casa de banho, nem refeitório".
Sérgio Gonçalves acusou o Governo Regional de "ter vindo a negligenciar o sector das pescas, em particular no que toca à renovação da frota pesqueira do peixe-espada preto, assegurando que quando o PS for Governo irá reforçar substancialmente os apoios para este efeito", conforme se pode ler em nota enviada pelo partido, sobre a iniciativa política, esta manhã, em Câmara de Lobos.
O cabeça-de-lista do PS às Regionais 2023 afirmou que os armadores têm vindo a lançar vários alertas sobre a dificuldade de manterem esta actividade em funcionamento, mas constatou que, “da parte do Governo Regional, desde há largos anos a esta parte, não têm havido quaisquer medidas nem quaisquer apoios para este sector, especificamente para a renovação da frota de peixe-espada”.
Só agora, em ano eleitoral, é que o Governo Regional vem anunciar um apoio de 1 milhão de euros para a renovação da frota. Mas, como sabemos, esse valor é insuficiente para 23 embarcações. Uma nova embarcação custa precisamente um milhão de euros. Portanto, um milhão de euros a dividir por 23 armadores é manifestamente insuficiente. Sérgio Gonçalves, candidato PS
Sérgio Gonçalves garantiu que se o PS for Governo Regional "irá reforçar substancialmente os apoios para a renovação da frota do peixe-espada", destacando a importância de uma actividade "fundamental, não apenas por aquilo que representa em termos económicos para estas famílias e para estes armadores, mas também para o nosso turismo e para a nossa gastronomia, que dependem naturalmente do peixe-espada preto”.