"Política seguida pelo Governo Regional no sector da cultura é uma vergonha"
A Praça do Povo, no Funchal, recebeu hoje vários artistas que apoiam a candidatura da CDU às Regionais 2023.
Os jovens artistas plásticos pintaram um mural e ouviram o candidato Duarte Martins sair em defesa da cultura, com críticas à actual governação na Madeira.
A política que tem sido seguida pelo Governo Regional no sector da cultura é uma vergonha. É idêntica à que conhecemos na saúde, na educação ou noutras funções sociais e que se caracterizam por desinvestimento e sub-financiamento; fecho e concentração de serviços; elevada redução do número de trabalhadores; elevados níveis de precariedade dos vínculos laborais e degradação dos serviços públicos e da oferta existente. O importante seria a criação de um Serviço Público de Cultura, com o adequado financiamento, que funcionasse como o garante do acesso à criação e fruição culturais nesta Região. Duarte Martins, candidato
A CDU considera que o Governo Regional "não tem apoiado os artistas como deveriam ser apoiados" e que o Executivo deveria ter "um papel mais interventivo na sua promoção, em colaboração com todos os agentes culturais"
Duarte Martins realça a "intervenção ímpar do CDU na defesa das Artes e da Cultura e dos seus trabalhadores", considerando que "tem sido coerente e constante com dezenas de propostas apresentadas, desde logo, a gratuitidade dos museus aos domingos e feriados, a valorização dos salários e mais contratação de profissionais da cultura".
O candidato afirma ser "possível que todos os profissionais da cultura vivam melhor" na Região.
"Não estamos condenados ao inevitável, e isso só será possível com mais força à CDU", frisou.