Artigos

Não está tudo bem

Em vésperas de mais umas eleições regionais, o discurso do sucesso da governação intensifica-com o objetivo de passar a imagem de que na Madeira quase tudo está resolvido ou em vias de resolver-se.

O discurso tende a ser convincente para os mais distraídos ou para os bafejados com a sorte, ou com a mão larga de um Regime que tende a proteger os seus.

Só que quem vive no mundo real, com problemas reais e sem acesso direto às mãozinhas certas, sabe que não faz parte daquela história de sucesso que é repetida até à exaustão. Sabe que passa dificuldades, que a gestão financeira é difícil, que é preciso lutar, que muitas vezes é preciso sair da ilha do proclamado sucesso para ter futuro, que o dinheiro não chega para ter esperança, que a saúde falha, e que tantas outras coisas da vida quotidiana não são o quadro cor-de-rosa, agora pintado a laranja e azul, que é notícia e que faz as notícias.

Um autarca está sempre mais próximo da realidade do que da ficção discursiva, e, por isso, um autarca sabe das dificuldades do povo verdadeiro.

Como autarca, das coisas que mais me têm chocado são os casos que nos chegam via apoio às pequenas cirurgias. Aquela medida tantas vezes criticada pelos senhores da governação de sucesso, à qual recorrem madeirenses que estão há muitos anos à espera de ver resolvido, ou pelo menos mitigado, o seu problema de saúde.

Algumas destas pessoas estão há 14 anos à espera do Serviço Regional de Saúde. São muitos anos, muitos meses, muitos dias a carregar um sofrimento que passa ao lado da Madeira de sucesso.

É comovente ver finalmente a esperança e a alegria naqueles que foram esquecidos, abandonados, remetidos a números que ninguém conta. Números sem rosto, sem nome. Estatísticas atiradas ao esquecimento.

Desculpem-me a franqueza, mas enquanto me chegarem pessoas que estão há 14 anos à espera de uma cirurgia que os parcos recursos de uma câmara consegue resolver, mas que os milhões de um Governo Regional nunca resolveram, só posso concluir que afinal não está tudo bem na vossa Madeira de sucesso.