IL diz que é urgente clarificar as competências da Segurança Social
"A Segurança Social da Madeira é algo muito dúbio", sublinha a Iniciativa Liberal referindo-se à "insegurança social" e realçando que "urge a clarificação de competências dessa instituição".
Propomos um levantamento minucioso e real relativamente à verdadeira pobreza na região. Identificar as suas causas de forma a arranjar soluções adequadas ao invés de manter a população agarrada à miséria e aos apoios que se prolongam no tempo de forma doentia e perversa. Urge criar um plano de sustentabilidade do sistema social e criar soluções reais e exequíveis. Apoiar a inclusão social dos cidadãos dependentes do RSI de forma a dignificá-los. Carla Chatterly, candidata n.º 2 - Iniciativa Liberal
A candidata da IL-M diz ainda que é necessário "criar soluções urgentes de forma a combater o abandono hospitalar dos idosos devido a enorme falta de centros e lares qualificados e especializados para o efeito", considerando urgente "aumentar o número de vagas em centros de dia para que os nossos idosos possam ter um final de vida digno".
O partido defende a promoção de "cuidados domiciliários de modo a aumentar a sua autonomia sem os desenraizar do seu meio, deixando sempre que possível a institucionalização como última opção" e o incentivo "ao voluntariado à semelhança de diversos países europeus como meio complementar aos Serviços Sociais".